Remédios Caseiros

Almecegueira: os benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

Árvore nativa do Brasil, com maior incidência na região amazônica e no cerrado, a almecegueira é uma planta que prefere solos arenosos, secos ou úmidos. Pode chegar de 7 a 30 metros de altura. A produção de resina da planta, que é usada – junto com as folhas e cascas do caule – como remédio natural é estimulada pela larva de um inseto.

Almecegueira

Erva também é amplamente usada para aromatizar ambientes. Foto: iStock, Getty Images

A maior produção ocorre durante períodos de chuva e sua composição varia com a idade da árvore. A árvore tem frutos comestíveis, de casca vermelha e polpa amarelada, com gosto suave e refrescante. Os frutos são apreciados por aves e mamíferos, mas desconhecidos pela maioria dos brasileiros.

Almecegueira protege contra raios UVB

 

almecegueira – também conhecida como breu, breu branco, almecega -, tem propriedades antioxidantes com um eficiente uso como protetor contra os raios solares nocivos (UVB). Sua resina também pode ser utilizada em tratamento em casos de doenças de pele, feridas, problemas estomacais e hepáticos.

Suas folhas e casca do caule são usadas em casos de diarreia, úlceras gangrenosas e feridas. Também conhecida pela sua utilização em preparados fitoterápicos para tratar doenças venéreas e males da cabeça.

Pesquisas

 

Conforme estudos realizados por pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, o extrato da almecegueiraé eficiente contra a radiação solar por conta dos antioxidantes naturais presentes. A pesquisa foi feita no ano de 2012.

Segundo os pesquisadores, os antioxidantes neutralizam os radicais livres gerados pela radiação solar (rios UVB). Os testes foram feitos em camundongos e um gel foi desenvolvido a partir destes estudos, para a evolução da pesquisa.

Outro estudo, publicado em 2004 por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e da Universidade do Piauí, apontou uma possível ação gastroprotetora e anti-inflamatória da resina extraída do tronco da almecegueira. Estes estudos, assim como os primeiros, ainda necessitam outras comprovações.

Como usar a almecegueira

 

Em um frasco de 30ml de óleo neutro ou óleo de Andiroba, diluir 1 a 3 gotas de óleo essencial da almecegueira. Misture bem e aplique sobre a pele. Para aromatizar o ambiente, misturar duas gotas diluídas em álcool com 150ml de água.

O perfume extraído da resina desta árvore é vendido em mercados especialmente da região Norte do Brasil ou mesmo em frascos sofisticados por empresas de cosméticos. As folhas também são perfumadas.

Na região da Amazônia, a resina da almecegueira também é queimada para afastar mosquitos e outros insetos. Ela também é usada na impermeabilização de embarcações, como um verniz natural.

Na aromaterapia ela é empregada para a limpeza física e energética. Ela possui uma ação estimulante e ajuda a concentração. Para os indígenas, que fazem muito uso da resina desta árvore, o nome da espécie faz referência tanto à resina – icicaçu (resina grande) – quanto à espessura do tronco da árvore – guapuycy (mãe de tronco fino).

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!