Remédios Caseiros

Amora: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

Amoreira é o tipo de árvore que, no Brasil, se enquadra naquele ditado que diz: “Dá um chute numa pedra e aparecem milhares”. Embora popular pela amora, sua fruta, pequena e saborosa, nem todos conhecem o poder medicinal não só da fruta, mas também das suas folhas, flores, da casca e raízes.

amora

Benefícios vão muito além da fruta, folhas, cascas e raízes podem ser aproveitadas. Foto: iStock, Getty Images

Folhas da árvore da amora são poderosas

 

Com as folhas da árvore de amora se pode fazer  um chá poderoso, cujo principal benefício é ajudar no emagrecimento. A casca da amoreira é anti-inflamatória, catártica, diurética, expectorante e dilatadora bronquial. Os ramos agem como alterativo, antiespasmódico, anti-reumático e diurético.

O chá da amoreira tem vitaminas C e E, é poderoso antioxidante, e previne doenças graves como a infecção urinária, a úlcera e até mesmo o câncer de estômago. Também combate o envelhecimento precoce e fortalece o organismo, fazendo com que o metabolismo acelere, o que ajuda na queima de calorias e favorece o emagrecimento.

Ainda é um excelente laxativo, e adstringente contribui em casos de problemas com a glândula tireoide.

A árvore também é conhecida como reguladora dos hormôniosajuda a aliviar os sintomas da TPM e menopausa, como: irritação, nervosismo, ressecamento vaginal, calorões, dores de cabeça, dificuldade com o sono, alterações de libido, depressão, problemas do aparelho urinário, entre outros.

amora pode ser consumida fresca, em sobremesas ou sucos que podem ser utilizados para ajudar a tratar diarreias e inflamações nas cordas vocais.

Serve para ajudar no tratamento de inflamações das mucosas da boca, inflamações de garganta, infecções urinárias, úlcera, inflamações cutâneas, rouquidão, inflamação na gengiva, artrose, controlar a glicose, infecções genitais e intestinais, normalizar a pressão arterial, melhorar as taxas de colesterol.

Benefícios do chá de folhas da árvore de amora

 

O chá das folhas atua como tônico, previne e trata problemas de memória. Também atua como um depurativo do sangue, melhora o funcionamento dos rins e fígado e reduz a taxa de glicose e a pressão arterial. Lave três folhas da árvore de amora e ferva em um litro de água (decocção) e, depois de coar, beba até três xícaras ao dia.

Para inflamações da boca esprema um punhado de frutas e recolha o líquido num recipiente. Faça bochechos com este suco diluído em água. Nas dores de dente faça uma decocção, em fogo moderado, fervendo 40g de raízes em meio litro de água até reduzir à metade. Depois de morno, filtre e use em bochechos.

Para fazer um xarope para a tosse esmague ao máximo algumas amoras e ao suco acrescente açúcar em volume dobrado ao do suco. Deixe ferver até que  adquira a consistência de xarope, deixe esfriar e guarde num vidro bem fechado. Tome duas colheres (sopa) de xarope diluídas em água morna.

Para dermatoses, eczema, erupções cutâneas faça um cataplasma. Lave um punhado de folhas frescas de amoreira, e misture em um recipiente, com uma ou duas colheres de água, aqueça até o líquido evaporar. Esmague as folhas e coloque no local com uma gaze. Aplique quente. Quando a compressa esfriar, renove mais duas vezes.

O suco de amora é indicado para ajudar no tratamento de osteoporose, entretanto, se aquecido e adoçado com mel pode ser usado para tratar rouquidão, inflamação nas cordas vocais ou amigdalites. Coloque no liquidificador 100 g de amora e um copo de água. Adicione gelo e adoce com açúcar mascavo. Beba sem coar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!