Remédios Caseiros

Amora preta: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

Também conhecida como amora-verde, amoreira-da-selva, amoreira-do-mato, framboesa-negra, sarca-amoreira, a amora preta dá um arbusto pequeno, até 2 metros de altura, armado de acúleos, folhas alternas, flores brancas ou verdes dispostas em panículas e tem fruto roxo escuro composto de muitas drupas.

amora preta

De laxante a auxiliar na luta contra o câncer, a fruta tem muitos benefícios. Foto: iStock, Gety Images

Faz-se com essa planta verdadeiras maravilhas de cercas vivas. Planta medicinal muito freqüente na Europa, a amora preta tem como princípios ativos taninos, flavonoides e ácido cítrico. Para a medicina natural são usadas as folhas, frutos e raízes.

Amora preta combate diarreia e febre

 

Suas propriedades compreendem o efeito adstringente, antidiarreico (consequência do efeito adstringente), hipoglicemiante, c, disenteria, enfermidade da cabeça, escorbuto, espasmo, febre inflamatória e icterícia.

É indicada para várias patologias. As folhas são usadas para combater diarreia e nas afecções da boca. A raiz da amora preta é diurética e laxativa, contudo muito pouco usada. Suas folhas são diuréticas. Suas flores, assim como seus frutos, são antispasmódicos e adstringentes, antidiarréicos e antidesintéricos.

Seu fruto, tão conhecido nosso, é comestível, de ótimo paladar, rico em açúcar e muito útil para conter as diarreias de sangue, principalmente quando ingerido em jejum, pela manhã. Dele se faz vinho agradável.

Os frutos devem ser usados imediatamente após colhidos para fazer licor ou salada de frutas ou ainda máscara facial. As folhas e cascas podem ser secas à sombra e guardadas em vasilhame sem ar.

 

Um estudo realizado pela University of Pittsburgh, School of Medicine e publicado no respeitado periódico americano, Journal of Biological Chemistry fala da descoberta de uma substância da amora preta que pode curar a leucemia.

Para esta enfermidade, as alternativas possíveis são transplante de medula ou o tratamento por meio de radioterapia e quimioterapia, cujo efeito colateral danifica os tecidos saudáveis do organismo.

O médico especialista em diagnósticos e Ph.D em medicina Xiao-Ming Yin é o autor da pesquisa. Segundo ele, para fazer o experimento foram isoladas substâncias da amora preta (antocianidina, uma espécie de flavonoide solúvel em água e abundante na amora), e, observado seu efeito sobre as células cancerígenas, tanto da leucemia, quanto do linfoma.

Conforme o resultado do estudo, a reação identificada foi a morte de metade das células no tumor em cerca de 18 horas. Duplicando a dose, a ação foi fatal para as células cancerígenas. O resultado deste estudo, em relação às pesquisas anteriores, mostrou que este flavonoide ataca somente as células que fazem parte do tumor, e deixa as saudáveis intactas.

A amora preta também é efetiva contra outros tipos de câncer, como o de cólon, de próstata e esôfago.

Como usar a amora preta

1. Infusão

 

Junte duas colheres (sopa) de folhas e flores de amora preta e coloque sobre elas meio litro de água fervente. Cubra e aguarde 10 minutos antes de coar e beber. A dose recomendada é de até 3 xícaras por dia.

2. Decocção

 

A decocção é indicada no caso de se utilizar as raízes da planta. Leve ao fogo um litro de água e duas colheres (sopa) de raízes. Deixe ferver por dez minutos, desligue o fogo, abafe e mantenha assim por mais cinco minutos. Coe e beba até três xícaras ao dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!