Na maioria das vezes, a ansiedade está associada à preocupação com alguma situação que ainda não aconteceu. No entanto, se você não souber como controlar ansiedade, alguns problemas de saúde mais sérios, como síndrome do pânico, podem fazer parte de sua vida.

 

controlar ansiedade
Ansiedade não controlada resulta em problemas sérios de saúde. Foto: iStock, Getty Images.

Dicas que pode ajudar a controlar ansiedade

 

Se os sintomas de ansiedade são constantes, você deve prestar atenção as suas emoções e usar truques simples para não deixar que isso tome conta da sua vida.

Aprenda a conviver com a incerteza

A incerteza desencadeia crises de ansiedade, por isso, aprender a lidar com ela é necessário. Normalmente, pessoas que sofrem de ansiedade sentem a necessidade de esclarecer todas suas dúvidas e saber exatamente o que vai acontecer. Pergunte a si mesmo: é possível ter certeza de tudo? Foque em outro assunto; se distraia.

 

Converse sobre suas emoções

Compartilhe com seus amigos os sentimentos que estão perturbando você. Expresse-os. Para controlar ansiedade é necessário tirar um tempo para você, fazer atividades prazerosas como andar de patins, ouvir música, ler um livro e praticar exercícios.

 

Alimente-se de maneira saudável

Muitos alimentos podem ajudar a controlar ansiedade. A banana, por exemplo, tem efeitos benéficos contra a depressão e combate sintomas da ansiedade. Essa fruta tem nutrientes que estimulam a produção do hormônio que regula o humor e o sono: a serotonina.

A jabuticaba, possui vitaminas do complexo B que agem como antidepressivos. O chocolate, além de saboroso, favorece a produção de serotonina e, por isso, combate a ansiedade.

O espinafre é um alimento que atua como antioxidante. Ele trabalha eliminando resíduos químicos que levam ao estresse.

Respire fundo

Quando se está tendo uma crise de ansiedade, a respiração fica mais ofegante. Isso leva a hiperventilação. Esse processo causa tontura, falta de ar e formigamento nas mãos e pés. Essas sensações tornam a crise pior.

Quando começar a sentir alguns desses sintomas, respire quatro vezes de forma rápida e, uma vez, de forma lenta e profunda. Repita essa série por mais quatro vezes.

Faça massagens

A massagem relaxante nas mãos, quando o formigamento aparece, ajuda a diminuir o estresse que o individuo tem durante as crises.

 

Diminua a cafeína

Quando as pessoas pensam em cafeína, logo vem à mente o café, mas esquecem que ela está presente em refrigerantes,  chás mate e preto, por exemplo. A cafeína aumenta o hormônio conhecido como adrenalina.

Para quem sofre de ansiedade, ter mais adrenalina correndo em seu sangue significa ainda mais ansiedade, por isso evite a cafeína.

 

Pratique exercícios

Mesmo que não tenha tempo para frequentar uma academia, é importante que faça pelo menos uma hora de caminhada por dia. Praticar exercícios estimula a produção de hormônios que auxiliam na diminuição de sensação de ansiedade.

 

Consuma sementes de gergelim e girassol

As sementes de gergelim e girassol são ricas em magnésio. Esse elemento ajuda a reduzir os sintomas causados pelas crises de ansiedade.

Ajuda profissional para controlar ansiedade

 

Se os sintomas persistirem, como acontece em 10% dos casos, é recomendado iniciar um tratamento adequado para controlar ansiedade. Procure um psicólogo ou psiquiatra para descobrir o que motiva as crises e, desta forma, ter mais qualidade de vida.

 

 

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