Remédios Caseiros

Bambu: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

Planta originária da Índia, o bambu tem um papel importante na história dos países asiáticos, especialmente da China. Seu uso vai muito além do medicinal, servindo como alimento, de base têxtil e como matéria para a indústria. Também tem um papel religioso e cultural importante em países como Japão e China.

bambu

De uso muito além do medicinal, bambu também tem poder afrodisíaco. Foto: iStock, Getty Images

O bambu, que também é cultivado, hoje, no Brasil inteiro, pode crescer até 30 metros de altura. Possui espinhos curvos, colmos curvados e muito resistentes, folhas curto-pecioladas, ápice rígido e híspido, margens escabrosas e base arredondada e ciliada.

Bambu é calmante

 

Nas suas ricas propriedades medicinais, é possível destacar nas folhas, o poder afrodisíaco, antiartrose, anti-helmíntico, emenagogo, estimulante, peitoral, remineralizante, tônico. O brotos têm propriedades antidisentéricas, depurativas e estomáquicas. O suco do brotos é calmante (nas afecções nervosas).

Os entre-nós são usados pelo seu poder contra veneno (para qualquer substância tóxica), antiparalisia, antiflatulência, febrífugo e depurativo. A água dos colmos tem propriedades contra venenos (em geral), anti-hemorrágica, antiafecções nervosas, anti-hemorroidária, antidiarreica e digestivas.

Por estas propriedades, o bambu é indicado em tratamentos contra afecções nervosas, artrose, veneno (substância tóxica), diarreia, doenças da pele (rizoma), disenteria, febre, gases, hemorragias, hemorroidas, intoxicações, osteoporose, paralisia, perturbações do estômago; remineralizar unhas, cabelos e cartilagens.

Uso medicinal do bambu

 

1. Suco

 

Bata no liquidificador um punhado de brotos (os que surgem na base das touceiras) em meio litro de água. É recomendado como calmante, nas afecções nervosas, 1 copo ao dia.

2. Gastronomia

 

O broto do bambu pode ser usado como alimento. É nutritivo por seus polissacarídeos, é estomáquico, depurativo, tônico e antidiarreico. Consuma cozido ou em conserva. Pode ser consumido a vontade.

3. Água

 

A água que fica acumulada nos colmos, é usada contra intoxicações, hemorragias, hemorróidas, diarreias, também é digestiva e calmante.

4. Infusão

 

Coloque uma xícara de água fervente sobre 4 gramas de folhas verdes e mantenha tapado, em infusão, por 15 minutos. Coe e beba até três xícaras diárias. A bebida é tônica do organismo, remineralizante, afrodisíaca, anti-helmíntica e emenagoga.

5. Decocção

 

Coloque uma colher (sopa) de entre-nós de bambu para cada xícara de água. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Depois de desligar, mantenha tapado por mais 5 minutos. Deixe amornar, coe e beba até 3 vezes ao dia.

Para crianças a dose reduz pela metade. Os entre-nós são diaforéticos, depurativos, desintoxicantes, carminativos. Atenção: pelo seu alto teor de açúcar deve ser evitada por diabéticos.

Curiosidades

 

É usado na índia e China como alimento, e também como forrageira para os bois, búfalos e elefantes. Suas sementes são de alto valor alimentício e seu rizoma é diluente e muito eficaz na cura das moléstias da pele. Seu suco é adocicado e empregado em medicamentos.

Do suco também se produz uma espécie de aguardente conhecida em Portugal como “tabaxir”. Esse líquido coagula-se e se transforma em resina, quando exposto ao sol, formando o “açúcar do bambu“. Conta-se que este é o primeiro açúcar conhecido pela humanidade.

As folhas também são usadas como adubo verde. Vegeta em terras úmidas. O bambu também serve para confeccionar bengalas, cercas, canetas, escadas, quebra-ventos e muitos outros utensílios. Até mesmo as larvas que vivem dentro dos internódios são comestíveis e, segundo a cultura de alguns povos, são extremamente afrodisíacas

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!