Remédios Caseiros

Bétula: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

Planta Medicinal utilizada como diurético contra as cistites, a bétula ou vidoeiro é nativa da Europa, e cresce ainda na Ásia e na América do Norte. Suas folhas podem ser colhidas na primavera, no verão e no outono. Além das folhas, são utilizados ainda na medicina caseira os brotos, a seiva e as sementes.

betula

Esta erva também é usada na aromaterapia, como repelente. Foto: iStock, Getty Images

Seus princípios ativos são o ácido ascórbico, ácidos fenóis-carboxílicos, betulabina, canferol, catequina, fitócitos, galactosídeos, glicosídeos quercetínicos, hiperosídeo, miricetina, quercitrina, princípios amargos, resinas, sesquiterpenos e triterpenos.

Bétula também é aromática

 

As propriedades medicinais da bétula são adstringente, anti-seborréica, depurativo, anti-séptica, aromática, cicatrizante, desinfetante, diurética, estimulante, laxante, lipolítica, sudorífica e tônica.

Indicada para infecções urinárias, serve ainda para afecções da bexiga, cálculo renal, calvície, caspa, celulite, dores musculares e articulares, eczemas, irritação da pele, peles rachadas, psoríase, queda de cabelo, reumatismo. Tem efeitos anti-dartroso e ação estimulante na digestão. A higienização com infusão das folhas é eficiente para doenças de pele.

Como e por quê usar a bétula

 

bétula produz uma substância resinosa, a betulalbina, e um ácido aromático, o ácido betulábico. Por isso, também é utilizada na aromaterapia como repelente. A planta cresce em toda parte, em solos áridos e se adapta a todos os climas com facilidade.

A madeira é usada em marcenaria e para calefação, embora sua lenha produza pouco calor, por se tratar de madeira branca. O carvão extraído de sua madeira é leve e com ele são fabricados lápis para desenho.

Os ramos da bétula servem para fabricação de vassouras. A resina que se extrai da casca desta árvore é utilizada em tochas. Os lapões e os suecos comem a sua segunda casca, por ser nutritiva. Com ela também se produz uma cerveja artesanal muito agradável ao paladar.

A casca é também utilizada para fabricação de uma tintura amarela e dela se extrai um óleo que os russos usam para curtir couros finos. A seiva vinhosa que sai das incisões em seu tronco produz uma bebida refrigerante, depois de fermentada com um pouco de açúcar.

Uso medicinal

 

1. Chá por infusão

É famosa a infusão das folhas de bétula, e sempre dá resultados bastante animadores. Para fazer a infusão, use de 10 a 50 gramas de folhas; um litro de água fervente, 1 grama de bicarbonato de sódio.

Derrame a água sobre as folhas e adicione o bicarbonato quando a temperatura baixar a 40 graus. Deixe descansar durante seis horas e filtre. Também pode ser feito o chá adicionando 1 colher (chá) de folhas secas de bétula em uma xícara de água fervente. Deixe em repouso durante 10 minutos, coe e tome 500 ml ao longo do dia.

2. Banho

 

Os banhos da decocção das folhas desta planta são refrescantes, indicados para reumatismos e, em combinação com a flor de tília, têm ação sudorífica. Faça a decocção dos brotos com a fervura de 100 a 150g desses brotos em 700ml de água, por 20 minutos.

Cuidados

 

bétula pode aumentar o risco de hemorragias e irritações na pele podem ser causadas no contato com sua resina. Durante os meses de setembro e outubro, os pólens desta planta também podem provocar alergias. É contraindicada para grávidas, em caso de doença cardíaca, doenças renais e para hemofílicos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima