Remédios Caseiros

Cipó-cabeludo: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

Para quem quer aliviar dores com remédios caseiros, o uso do cipó-cabeludo pode ser uma boa opção. Esta planta nativa brasileira pode ser facilmente encontrada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Trata-se de um arbusto e seus ramos são cobertos por pelos e suas folhas possuem coloração verde-escura.

cipó cabeludo

Diminuição dos níveis de ácido úrico está entre as principais ações desta planta. Foto: iStock, Getty Images

É possível conhecê-lo, também, por outros nomes: cipó-almacega, cipó-de-cerca, guaco-cabeludo e guaco-de-cabelos. O cipó-cabeludo é amplamente usado na medicina alternativa e é considerado um poderoso diurético.

Cipó-cabeludo tem forte ação diurética

 

Por ser um excelente diurético, pode ser usado em casos de cistite, prostatite, uretrite, gota, infecções do trato urinário, muco excessivo, cálculos biliares, pedras nos rins, e para ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico na urina e no sangue.

É um remédio natural preferido para a nefrite e prostatite e é considerado útil na remoção de muco excessivo das vias urinárias e dos brônquios. Ele também é utilizado como um analgésico para neuralgia, reumatismo crônico e artrite e dor muscular geral.

Os benefícios desta planta para a saúde ocorrem devido à variedade de ação que ela possui no organismo. A planta atua como um antibacteriano, anticoagulante, analgésico e descongestionante, antirreumático, diurético, limpador do sangue.

Isso porque ele possui doses concentradas de cumarina, óleos essenciais, flavonóis, flavonas, diterpenos, ácido caurenoico, resinas, saponinas e taninos. Com isso, ele pode ser uma ótima opção de cura natural.

Remédios caseiros com cipó-cabeludo

 

Existem alguns usos possíveis do cipó-cabeludo, que podem ser ótimos tratamentos. Veja quais são os remédios caseiros usando esta planta você pode preparar facilmente.

1. Chá

 

Para preparar o chá de cipó-cabeludo, você vai precisar de duas colheres de sopa da erva e um litro de água. Em um recipiente misture os ingredientes e leve ao fogo até a fervura. Depois disso, aguarde mais 10 minutos e desligue o fogo.

Espere o seu chá ficar a uma temperatura ambiente, antes de coar e bebê-lo. Basta consumir cerca de duas a três xícaras de chá para ver os sintomas das doenças e desconforto irem embora.

2. Tintura

 

Outra forma comum de consumir a planta medicinal é através de uma tintura. Esta forma mais concentrada da substância pode ajudar, assim como a infusão feita com ela fresca. Você pode encontrar as tinturas feitas à base de cipó-cabeludo em lojas de produtos naturais e deve usar segundo a recomendação no rótulo, ou cerca de 25 a 100ml ao dia.

Não esqueça de consultar o seu médico antes de usar qualquer tipo de planta como um tratamento.

Contraindicações

 

O cipó cabeludo é usado na medicina natural como um diurético. Embora estes efeitos não tenham sido confirmados cientificamente, o uso desta planta pode ser contraindicado em várias condições médicas em que os diuréticos não são apropriados.

A utilização a longo prazo de qualquer diurético pode causar desequilíbrios no organismo, bem como outros problemas médicos. Por isso, é melhor evitar o uso crônico desta planta. Embora não seja fundamentada cientificamente, é possível que a planta demonstre um efeito de diluição do sangue devido ao seu teor de cumarina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!