Remédios Caseiros

Fitolaca: conheça os seus benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

A fitolaca tem sido amplamente utilizada em todo o mundo para o tratamento de problemas reumáticos e também é famosa por sua ação purgante e propriedades eméticas, tendo história por tratar vários problemas de pele.

fitolaca

Principais ativos desta planta se concentram nas raízes. Foto: iStock, Getty Images

O nome botânico da fitolaca é Phytolacca decandra e é conhecida como erva-dos-cachos, erva-de-laca, uva do Canadá, tintureira-vulgar, fitolaca americana, uva-dos-passarinhos, uva-turca e vinagreira.

Esta é uma espécie de planta que é encontrada na América do Norte, mas também é comum no México e partes da América Latina. Historicamente, era usada por nativos americanos para afastar maus espíritos, já que possuía a capacidade de limpar o organismo, provocando vômitos e diarreia.

Fitolaca é uma erva controversa

 

Trata-se de uma erva altamente controversa, já que alguns especialistas acreditam que ela pode ter muitos efeitos perigosos. Mas, por outro lado, continua a ser usada em vários remédios e fórmulas à base de plantas conhecidas.

A planta contém certas substâncias químicas, encontradas principalmente em suas raízes. como as saponinas, triterpeno, taninos, resinas, glicoproteínas, muitos outros componentes, como um ativo que estimula os linfócitos.

Esta propriedade particular da fitolaca atua principalmente na pele, membranas mucosas e estruturas glandulares. Com isso, acredita-se que a erva possa ter ação depurativa, antirreumática, anti-obesidade, anti-inflamatória, antiemética, purgativa, antiedematosa e anticancerígena.

Indicações e uso da fitolaca

 

Por isso, pode atuar de forma benéfica em muitas condições de saúde. Veja quais são os benefícios para a saúde a partir do uso desta erva.

 

1. Tratamento do câncer

 

Há muito tempo, a fitolaca é tida como excelente arma na luta contra o câncer. Há, no entanto, duas variações em termos de aplicação. Tradicionalmente, alguns especialistas em ervas medicinais acreditavam que a planta seria eficaz na sua forma fresca.

Vários outros, no entanto, dizem que o uso correto é da planta seca. Existe uma grande quantidade de pesquisas em curso sobre a fitolaca para o tratamento do câncer. No entanto, os estudos ainda não são conclusivos. Herbalistas acreditam que a planta pode ajudar a estimular a glândula tireoide.

2. Sistema imunológico

 

A fitolaca funciona bem no fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, pode ajudar a tratar várias doenças através disso. Além disso, pode atuar como um antiviral, combatendo muitos problemas respiratórios.

Entre os grandes benefícios desta planta, está a capacidade de lutar contra vários vírus conhecidos, nos quais o HIV está incluído. Esta última, no entanto, foi observada apenas no estágio in vitro.

3. Problemas de pele

 

Um outro benefício importante para a saúde é sua capacidade de curar várias doenças de pele. O cataplasma da raiz é aplicado externamente em uma tentativa de curar úlceras, seios doloridos, erupções cutâneas, infecções fúngicas como micose, acne e sarna. Além disso, em sido usada para tratar uma infecção ocular conhecida como conjuntivite.

4. Efeitos colaterais

 

Antes de se decidir usar a erva como um tratamento, é uma boa ideia entender os possíveis efeitos colaterais que ela pode provocar. Para começar, podem ocorrer náuseas, vômitos, bem como diarreia.

A ingestão prolongada diante destes sintomas poderia ser fatal. Além disso, é possível a ocorrência de queimação na garganta e na boca, batimento cardíaco acelerado, tonturas, bem como desmaios. Isto para os casos de ingestão.

O seu uso externo pode resultar em erupções ou irritabilidade da pele. As mulheres grávidas e aquelas que amamentam não devem usar esta planta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!