Remédios Caseiros

Freixo: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

A freixo é uma das maiores árvores nativas da Europa, e é valorizada por sua madeira forte. Também conhecida como freixo-comum ou freixo-europeu, esta planta ganha importância ainda em razão de seus usos medicinais. Ela é uma grande árvore, que pode crescer até 40 metros e dura cerca de 200 anos.

freixo

Propriedades do freixo já eram conhecidas pelo médico grego Hipócrates. Foto: iStock, Getty Images

As folhas aparecem no final da primavera, e o uso medicinal do freixo está em sua casca, folhas e, por vezes, nas sementes. Sua utilização como uma erva medicinal já era conhecida pelo médico grego Hipócrates, para o tratamento da gota e reumatismo.

Mas hoje em dia, ela possui vários outros usos, devido a elementos importantes encontrados em várias partes da planta.

Freixo inibe desenvolvimento de fungos e bactérias

 

As folhas, a casca e os ramos jovens desta planta contêm cumarinas que inibem o crescimento de bactérias e fungos. Estas propriedades podem tornar esta planta benéfica em muitos tratamentos de pele e também no combate à inflamação.

Além disso, é possível encontrar taninos, quercetina, óleos voláteis ácido málico, livre e combinado com cálcio. Isso torna a planta um ótimo analgésico, adstringente, diurético e purgante.

Se você gostaria de usar a freixo como um remédio caseiro, pode utilizá-la como um chá. Não existem efeitos secundários conhecidos do uso da freixo, desde que seja em quantidades recomendadas. As ervas medicinais podem reagir negativamente a medicamentos prescritos, por isso, sempre consulte seu médico antes de iniciar um tratamento com ervas.

Freixo tem propriedades diuréticas

 

Os benefícios para a saúde da freixo fazem que esta arvore fantástica possa ajudar em várias doenças. Uma substância encontrada na casca e nas folhas tem propriedades diuréticas e pode aumentar a excreção de ácido úrico.

Devido a estas propriedades, a casca pode ajudar a tratar gota em idosos e também ser benéfica para outras doenças reumáticas, tais como osteoartrite e artrite reumatoide. Doenças associadas com a bexiga e rins são também tratados com a casca. Além disso, ela é usada para remover pedras no trato urinário.

A casca e as folhas têm sido usadas tradicionalmente um remédio para diarreia. A casca e as folhas da árvore podem funcionar como um laxante suave, devido à presença de manitol e conseguem ser utilizadas como um remédio para a constipação e para eliminar parasitas intestinais. Mas, em comparação com outras ervas laxantes, o efeito é bastante fraco.

Por fim, a água destilada das folhas, tomada todas as manhãs, foi considerada bom remédio caseiro para a obesidade. Por isso, se você está querendo perder alguns quilos, os efeitos no organismo das folhas de freixo podem ajudar nesta missão.

Como usar

 

Herbalistas recomendam uma infusão, com uma ou duas colheres de chá de folhas trituradas para uma xícara de água quente. Aguarde de 2 a 3 minutos e, em seguida, beba um ou dois copos por dia.

Além disso, é possível fazer uma decocção, usando uma colher de chá de pó de casca para um copo de água. Cozinhe até a fervura e espere mais 2 a 3 minutos. Beba um copo diariamente.

 

Se você não encontrar a freixo na sua cidade, pode utilizar as cápsulas, facilmente adquiridas em muitas lojas de produtos naturais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!