Remédios Caseiros

Picão: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

picão é uma erva nativa das áreas tropicais da América do Sul, África, Caribe, e Filipinas. Vegeta nos terrenos baldios ou expostos assim como nos campos, de preferência, silicosos.

Picao

Uma das plantas mais usadas na fitoterapia tem inúmeros benefícios para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

É muito encontrada no Brasil, e tão grande quanto o País também é a lista de nomes pelos quais também é conhecida esta erva, entre eles: macela-do-campo, erva-picão, picão-do-campo, picão-preto, piolho-de-padre, carrapicho, seco de amor, aceitilla, cadillo, chilca, pacunga, cuambu, erva picão, alfiler e clavelito de monte.

Comestível, é usada como legume no Congo Belga e no Transwaal, pelos índios. Também é considerada “erva-má”, porque devasta as plantações, embora seja apreciada como alimento pelos animais.

Picão é altamente indicado pela fitoterapia

 

O uso fitoterápico do picão é indicado pelas propriedades da sua ação vulnerária, antidesentérica, hepática, amarga, raucilginosa, estimulante, desobstruente, antis-corbútica, odontálgica (principalmente a raiz), sialagoga, antileucorreica e vermífuga.

A planta inteira oferece duas resinas, uma ácida e outra aromática, e tanino. Contém matéria azotada, matéria graxa, matéria não-azotada, matéria fibrosa, matéria mineral, cálcio, ácido silícico, ácido fosfórico, óxido de potássio e areia.

Esta planta é bastante indicado por especialistas da medicina natural. Na forma de chá, é muito eficiente no combate da icterícia e hepatites no geral. Também é conhecido por funcionar pelo uso interno ou para banhos.

Dentre as doenças mais graves combatidas pela planta estão: distúrbios menstruais, contra bactérias, antiviral, antifermentativo, combate à diabetes de vários tipos, tem função diurética, é antioxidante, hipoglicemiante, atua na secagem as secreções, hepatoprotetor.

A planta também é sugerida para tratar leucemias e tem poderes anti-inflamatório, antiespasmódico. Pode ser rápido na inibição de uma atividade tumoral, é vermífugo, anti-ulceroso, trabalha no controle da acidez estomacal e estimula a digestão.

Modo de usar o picão

 

1. Infusão

 

Derrame sobre uma colher (sopa) da erva , meio litro de água fervente. Cubra de mantenha em infusão por 10 minutos. Tome 2 a 3 xícaras ao dia em casos de hepatite, icterícia, diabete, verminose.

Para casos de gargarejo em casos de amigdalite e faringite, derrame sobre uma xícara das de cafezinho da planta picada, meio litro de água fervente. Mantenha em infusão, tapado, por 10 minutos. Tome 1 xícara das de chá a cada 4 horas.

2. Compressas

 

Use o suco da planta (feito com as folhas) ou a infusão para embeber uma gaze e aplique sobre feridas, úlceras, hemorroidas, assaduras e picadas de insetos.

3. Decocção

 

Para abluções, compressas tópicas ou gargarejos, use 10 colheres (chá) da planta em um litro de água. Deixe ferver por dez minutos.

4. Banho

 

Utilizar a decocção acima, por até duas vezes ao dia, se precisar de um efeito vulnerário e antisséptico.

Cuidados com  o uso do picão

 

Estudos constataram que a erva possui grande quantidade de cafeína em sua composição. Por isso, deve ser evitado seu consumo por pessoas que tenham alergia à esta substância.

Também é importante lembrar que a planta é hipotensora. Então, pacientes cardíacos podem ter reações bruscas quando ingerirem algum tipo de medicamente feito à base desta planta. Ela é contraindicada em casos de gravidez.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!