Remédios Caseiros

Rosa-rubra: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

A beleza das rosas é indiscutível, mas muitas delas possuem efeitos medicinais fantásticos, como é o caso da rosa-rubra. Nativa da Europa, ela também é conhecida como rosa-francesa ou rosa-vermelha e é muito usada na decoração de ambientes, já que suas flores são bonitas e delicadas. Suas pétalas são antibacterianas, adstringentes e tônicas.

rosa rubra

As pétalas desta rosa são usadas para decoração, remédios e aromatrizantes. Foto: iStock, Getty Images

Elas são tomadas internamente no tratamento de constipações, infecções bronquiais, gastrite, diarreia, depressão e letargia. Externamente, podem ser usadas ​​para tratar infecções oculares, dores de garganta, ferimentos leves e problemas de pele.

As muitas utilidades da rosa-rubra se justificam por ser  rica em vitaminas e minerais, especialmente as vitaminas A, C e E, flavonóides e outros compostos bioativos. É também uma boa fonte de ácidos graxos essenciais, o que é bastante incomum para este tipo de planta.

Rosa-rubra contra câncer e depressão

 

Ela está sendo investigada como um alimento que é capaz de reduzir a incidência de câncer e também como um meio de travar ou reverter o crescimento de células cancerosas.

O óleo essencial das flores é usado na aromaterapia para combater a depressão, a ansiedade e os sentimentos negativos, e é muito utilizado na fabricação de perfumes. Se você quer usar a rosa-rubra para melhorar a sua saúde e deixar a sua pele mais bonita, veja alguns remédios caseiros de fácil preparo.

1. Água de rosas

 

Você pode usar a água de rosas como um tônico facial e ainda como compressas para combater condições como olhos cansados, olheiras, além das dermatites, dos eczemas e da psoríase. Para isso, você vai precisar de duas xícaras de água destilada, uma xícara de pétalas de rosa-rubra e 100% puro óleo de rosa.

Gentilmente, coloque as pétalas em uma panela, e despeje água destilada sobre elas. Cubra e deixe ferver em fogo baixo por 30 minutos. Quando terminar, adicione algumas gotas de óleo de rosa e deixe esfriar, cobrindo a mistura ao longo da noite. Na parte da manhã, retire as pétalas e despeje a água de rosas em um borrifador e mantenha-o em local fresco e escuro.

2. Chá de rosa-rubra

 

Para fazer este, é muito simples. Basta utilizar algumas pétalas e adicionar água quente sobre elas. Aguardar alguns minutos e beber o chá. É possível tratar várias condições de saúde com esta bebida, como os resfriados, a diarreia, a gastrite, a letargia e até mesmo a depressão. Com o chá, também é possível fazer compressas para solucionar problemas de pele.

Outros usos da rosa-rubra

 

As pétalas podem ser consumidas cruas ou cozidas. Podem ser adicionadas como um enfeite decorativo para saladas e também podem ser cristalizadas ou usadas em molhos. Secas, são usadas como aromatizantes, em bebidas, bolos, e são um ingrediente importante na mistura de especiarias famosa na África.

A semente é uma boa fonte de vitamina E, que pode ser moída e misturada com a farinha ou adicionados a outros produtos alimentares como um suplemento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!