Filhos

Veja dicas de viagem com crianças para evitar contratempos

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

Nem sempre passear com crianças é algo tranquilo. Elas são bastante vulneráveis a afogamentos, queimaduras, choros frequentes e, por isso, os pais precisam estar atentos. Algumas dicas de viagem podem ajudar você na hora de levar toda a família para um passeio.

 

dicas de viagem

Pequenos descuidos podem causar grandes transtornos quando se viaja com crianças. Foto: iStock, Getty Images

 

Dicas de viagem para que seu filho não se perca

 

Não é a paisagem, a prática de esportes ou a diversão que você deve priorizar quando for levar a criança junto. Essa é a primeira das dicas de viagem: valorize muito mais a infraestrutura de acessibilidade infantil.

Na praia, é necessário estar bem próximo ao guarda-vidas, escolher um lugar de areia plana e cuidar para a bandeira indicativa no mar (vermelha ou preta nem pensar).

Além disso, você deve ter em mente que será preciso carregar um “kit de proteção para crianças”: guarda-sol, alimentos, muita água, cadeiras próprias, brinquedos e protetor solar (de preferência fator 50). Procure se instalar próximo a quiosques, banheiros e duchas.

Identifique seu filho

 

Uma das dicas de viagem que os pais não costumam seguir é a identificação da criança. São milhares de crianças que se perdem nas praias do Brasil todos os anos.

Seus filhos não são cachorrinhos para usar coleira, mas eles correm enormes riscos de se distanciarem dos pais e não saber como voltar. Coloque pulseiras com lacre nos pequenos, escrevendo seu nome, idade, nome do responsável, telefone e endereço.

Também ensine seu filho (caso ele seja maiorzinho) a encontrar referências no local onde você está. Pode ser o número da guarita, um quiosque, a cor do guarda-sol, enfim, qualquer coisa que o faça lembrar onde os pais estão.

Dicas de viagem que salvam a vida de seu filho

 

São os próprios guarda-vidas que recomendam essas dicas de viagem: não deixe seu filho entrar sozinho na água, e não pense que as boias resolvem alguma coisa. Os pais costumam achar que os infláveis seguram a criança, fazendo-a flutuar na água. Mas isso é bobagem, principalmente no mar.

A oscilação das ondas pode levar a criança cada vez mais para o fundo e, quando ela não alcança mais o chão, pode acabar se debatendo e virando a boia. Se elas forem de braço, podem escapar com facilidade e deslizar para baixo da água.

As de cintura, quando viram, deixam a criança se debatendo e, com o medo do afogamento, tornam a situação ainda mais grave. Por isso, não deixe seu filho entrar sozinho na água. Segure-o você mesmo. Não dê esse trabalho para a boia.

Preste atenção aos horários dos passeios

 

Essa é uma das dicas de viagem mais frequentes, mas muito desrespeitada. Não deixe seu filho ficar exposto ao sol no período entre 10h e 16h. A incidência de raios ultravioleta é fortíssima e pode causar sérios problemas na pele, inclusive câncer. Levantar cedinho para aproveitar a praia, é melhor do que ficar uma semana inteira queimado sem poder brincar.

Abuse do protetor solar na criança, independentemente do horário. Dê preferência para os produtos com fator acima de 50, próprios para os pequenos. É importante que a proteção seja resistente à água. Reaplique a cada duas horas.