Remédios Caseiros

Ban-chá: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

Você já ouviu falar do ban-chá? Pois saiba que se trata de uma variedade do chá verde japonês, que geralmente é apreciado pelo menos uma vez ao dia pelos japoneses. Ban-chá quer dizer “chá dos pobres”, na língua de origem desta bebida, já que são as folhas que sobraram no final da colheita do chá verde, mais grossas e duras.

ban-cha

Variedade do chá verde japonês oferece diversas propriedades curativas. Foto: iStock, Getty Images

Ban-chá tem baixo teor de cafeína

 

Ele possui características que o distinguem de outros tipos de chá, já que é alcalino e tem um teor baixo de cafeína. Além disso, tem um alto teor de minerais e de vitamina C. Este tipo de chá é encontrado com suas folhas inteiras para que ele possa manter suas propriedades por mais tempo, a fim de ser reutilizado uma ou duas vezes mais.

Quando fabricado, é feito junto aos com os galhos da planta, tornando-se um tipo mais equilibrado, mais rico e com sabor mais adocicado do que o chá verde tradicional. É uma excelente fonte de minerais diversos, tais como o selênio, cobre, cálcio, zinco, flúor e manganês e vitaminas, como A, complexo B e C.

Também possui um alto teor de flavonoides e catequinas, além de polifenóis anticancerígenos. Este chá é uma fonte rica em taninos, o que o torna um bom agente desintoxicante.  É ideal para crianças e idosos, devido ao seu baixo teor de cafeína.

Por que usar o ban-chá

 

O ban-chá fornece muita energia e pode ser tomado tanto frio como quente. Veja quais são os principais benefícios do ban-chá para a saúde.

1.Ajuda a combater o câncer

Estudos sugerem que este chá tem o potencial de retardar e até proteger o organismo de vários tipos de câncer, incluindo o de ovário, bexiga, pâncreas e câncer de esôfago. Pesquisas indicam que as mulheres que bebem, pelo menos, 2 xícaras deste chá por dia têm 46% menos chances de desenvolver um câncer de ovário.

2.Previne infecções orais

O chá verde é uma rica fonte de catequinas, e o ban-chá também possui este benefício. Este pode ser utilizado como um antisséptico para infecções orais, tais como problemas periodontais. Você pode fazer um gargarejo oral, duas vezes ao dia com chá fresco para uma cicatrização mais rápida.

3.Bom para a pele

Seu corpo contém radicais livres que são prejudiciais para a pele. Beber duas xícaras deste chá ajuda a acabar com eles. Os antioxidantes combatem esses agentes nocivos e diminuindo seu impacto negativo sobre a pele.

Ele ajuda a retardar o envelhecimento precoce e mantém a pele jovem e radiante. A aplicação tópica deste chá é conhecida como um remédio eficaz para queimaduras solares.

4.Ajuda a perder peso

Esta é a bebida ideal para perda de peso, já que tem a capacidade de estimular a secreção da bile. Esta, por sua vez, melhora o sistema digestivo e, como não tem calorias, é uma opção ideal de lanche.

5.Ação detox

Repleto de antioxidantes, este chá ajuda a desintoxicar os rins e o fígado. Os resíduos indesejáveis ​​são expulsos do corpo, protegendo-o de uma série de doenças.

6.Doenças cardiovasculares

O ban-chá tem o potencial para reduzir e manter os níveis de pressão arterial do corpo. Dois copos deste chá diários protege o organismo de doenças cardiovasculares.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!