Remédios Caseiros

Chá de morango: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

Se você gosta de chás, já deve ter experimentado a maravilha que é o chá de morango. Mas ao contrário do que muita gente pensa, este chá não é feito apenas da fruta, mas também de seu caule e folhas, que possuem muitas propriedades medicinais.

cha de morango

Este chá pode ser feito também a partir das folhas do morango. Foto: iStock, Getty Images

A folha do morango tem um sabor suave, frutado e é uma das maiores fontes naturais de vitamina C. Tal como acontece com folhas da framboesa, é especialmente benéfico para grávidas e lactantes e crianças pequenas. Colher as folhas jovens, durante a primavera e o verão, é algo importante, já que a folha de morango sofre uma mudança tóxica durante o processo de secagem.

Chá de morango é benéfico para a saúde em geral

 

Suas características medicinais são devido aos muitos componentes que possui, tornando o chá de morango um ótimo remédio para a saúde em geral. Nas folhas do morango é possível encontrar taninos condensados, elagitaninos, flavonoides e proantocianidinas, uma pequena quantidade de ácido ascórbico, e uma muito pequena quantidade de óleo essencial.

Um antibiótico, fragarin, foi isolado a partir de folhas de morango. Os derivados de guanosina, difosfato de D-xilose, D-manose, D-glucose e D-galactose, foram identificados em folhas de morangos maduros.

Você pode fazer o chá de morango apenas com as folhas, mas também é possível acrescentar o fruto, e adicionar à bebida ainda mais benefícios. O fruto é nutritivo, saboroso e pobre em calorias, com um efeito estimulante.

Por que usar o chá de morango

 

Alguns dos mais importantes ingredientes do morango incluem antioxidantes, vitaminas C, K, B5 e B6, magnésio e potássio, os quais trazem inúmeros benefícios para o organismo e fortalecem o nosso metabolismo. Com isso, o chá de morango pode trazer muitos benefícios para a saúde para o corpo humano. Veja alguns deles.

1. Atividade antioxidante

 

O chá de morango pode ser uma ótima opção para aqueles que querem manter os seus níveis de antioxidantes e querem uma alternativa livre de cafeína, já que o chá verde ou chá preto são ricos desta substância.

Um estudo descobriu que o extrato aquoso de folhas de morango teve a atividade antioxidante mais forte entre os extratos de ervas testados, medido pela sua capacidade de eliminação de radicais livres.

2. Efeitos vasodilatadores

 

O chá de morango é bom para as pessoas com pressão arterial elevada. Um estudo croata revelou que o extrato das folhas de morango teve uma atividade vasodilatadora, ou seja, relaxa os músculos das paredes de suas artérias, permitindo o fluxo de sangue aconteça com mais facilidade. Como resultado, a sua pressão arterial é reduzida.

3. Efeitos no aparelho digestivo

 

O chá de morango é mais comumente usado para melhorar a digestão e equilibrar os ácidos e bases em todo o seu trato digestivo, o que alivia os sintomas de desconforto gastrointestinal. As folhas de morango ajudam a aliviar dores de estômago, e reduzir os sintomas de náusea, inchaço, dores de estômago e diarreia.

4. Trata artrite

 

Os compostos encontrados nas folhas de morango ajudam a aliviar a dor e inchaço associado com condições como artrite e reumatismo. A artrite é uma doença crônica das articulações que envolve a inflamação crônica das articulações do seu corpo, enquanto que reumatismo é uma forma inespecífica de dores crônicas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!