Remédios Caseiros

Chá de verbena ajuda a diminuir o estresse

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

A verbena é uma planta medicinal bastante rica. No Brasil também é conhecida pelos nomes de Planta de Sorte, Urgebão, Erva de Fígado e Erva de Ferro. Uma das indicações mais comuns é o chá de verbena. Tem propriedades afrodisíacas, adstringentes, aperientes, calmantes, diuréticas, depurativas, sedativas e sudoríferas.

A verbena , entretanto, se popularizou pelo seu uso em pacientes com problemas nervosos. O chá de verbena tem efeito calmante,  bastante útil contra o nervosismo, a ansiedade, o estresse, a insônia e distúrbios relacionados a eles, como enxaquecas e dores de cabeça, taquicardia, gastrite, úlcera e aftas.

Verbena

A erva oferece outros benefícios, como combate a infecções e inflamações. Foto: iStock, Getty Images

Chá de verbena combate febre

 

Também tem um bom resultado para amenizar os sintomas da faringite, asma e bronquite, além de dificuldades de respiração. Outro uso do chá de verbena é contra espasmos gastrointestinais, dispepsia,  reumatismo e febre. Situações complicadas na pele, como furúnculos e celulite também podem ser tratadas com esta planta medicinal.

Outra indicação do chá de verbena é para reforçar o apetite e atacar dores extremas. Além disso, a verbena é eficaz contra afecções do fígado e, em uso tópico, em estomatites, parodontopatias, faringites, feridas, queimaduras, furúnculos, sinusites e conjuntivites.

Receitas além do chá de verbena

 

As partes utilizadas em remédios caseiros são: as folhas, raízes e sumidades floridas. Para cada indicação de uso, a receita varia um pouco. Por isso, separamos algumas destas receitas para você.

1. Para patologias diversas

Uma colher (sobremesa) de folhas de verbena fatiadas em uma xícara de água fervente. Mantenha em infusão, tapado, por alguns minutos e tome duas vezes ao dia.

2. Como cataplasma para feridas, contusões e afecções da pele

Além do chá de verbena, você pode usar a erva de outra forma: macere em um pilão – até adquirir a consistência de uma pasta -, 2 colheres (sopa) de folhas e caules frescos bem picados, junto com uma colher (sobremesa), de glicerina. Espalhe sobre um pano e aplique no local afetado. Enfaixe o local e deixe agir por uma noite.

3. Para febres, resfriados, gripes, bronquite catarral

Coloque uma xícara de água no fogo e deixe ferver. Em seguida acrescente 1 colher (sopa) de folhas e flores fatiadas. Espere amornar e coe. Depois acrescente uma xícara de açúcar cristal e deixe ferver até dissolver completamente. Adultos podem tomar 1 colher (sopa) até três vezes ao dia. Para crianças, a dose deve ser reduzida pela metade.

4. Estimulante digestivo (estomacal, biliar e intestinal)

Junte 2 colheres (sopa) de raízes, folhas e caules fatiados e 1 xícara de álcool de cereais a 70%. Mantenha em maceração por 5 dias e coe bem. Tome 1 colher (chá) desta essência, diluída em um pouco de água, antes das principais refeições.

5. Contra distúrbios do sono

Adicione 50 gramas de folhas de verbena em 1 litro de água fervente. Mantenha em infusão por 10 minutos, tapado. Beba várias vezes ao longo do dia.

6. Para conjuntivite

Junte 2 gramas de folhas em 200 ml de água. A solução deve ser usada para lavagem oftálmica.

7. Cataplasma para artrite

Cozinhe um punhado de folhas e flores frescas em água com um pouco de vinagre. Quando tiver evaporado coloque em cataplasma sobre o local dolorido, ainda quente.

8. Contra gastrite nervosa

Ferva meio litro de água mineral com uma colher (sopa) de raízes e flores secas. Mantenha em infusão por cinco minutos. Coe, e beba morno duas a três xícaras por dia. É importante lembrar que a verbena não pode ser usada no período menstrual e principalmente por pacientes que tenham distúrbios da tireoide, pois ela pode provocar hipotireoidismo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!