Remédios Caseiros

Edelweiss: conheça suas propriedades

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

edelweiss é uma planta que cresce em regiões montanhosas, de grandes altitudes. O nome provém do alemão e significa nobre (edel) branco (weiss). A planta é protegida por lei (em função de já ter sido considerada uma espécie em extinção), e isso dificulta a comercialização de medicamentos à base dela.

 

edelweiss

Conhecida como rainha das flores, a edelweiss é usada pela indústria de cosméticos. Foto: iStock, Getty Images

Entretanto, algumas empresas suíças cultivam a edelweiss de forma regular para uso em cosméticos, especialmente antirrugas e contra o envelhecimento. É a flor nacional da Suíça, onde é considerada a rainha das flores, e seu poder e benefícios vão além da sua beleza ornamental.

Edelweiss é usada contra envelhecimento

 

Prestigiada em vários locais do mundo, oferece também inúmeros benefícios para a saúde. É uma planta perene que cresce em pequenos grupos. Pode chegar a 30 centímetros. A planta é utilizada por inteiro, e possui efeito antioxidante. Seus princípios ativos são flavonoides e taninos.

Em uso interno tem efeito adstringente e antidiarreico. Em uso externo, ainda tem propriedade antienvelhecimento, e é captador dos radicais livres. Além da infusão, pode ser encontrada em creme, gel ou pomada cosmética; e em forma de extratos alcóolicos, que são utilizados com frequência na produção dos cosméticos.

A planta tem um poderoso efeito antioxidante natural, com metabólitos naturais que protegem contra a radiação ultravioleta do sol. Por isso, protegem a pele contra os raios ultra-violetas. Ela ainda estimula os processos naturais da pele e seu extrato natural protege contra influências externas.

edelweiss também estimula a regeneração celular, e com isso atenua os sinais de envelhecimento. A planta estimula a elasticidade, frescor e hidratação da pele. Também contém propriedades anti-inflamatórias e calmantes.

Existem muitos tipos de produtos naturais que são feitos à base de edelweiss e disponíveis no mercado, incluindo protetor solar, bálsamo para o corpo, espuma para banho, creme facial noturno, gel de limpeza, gel hidratante e creme de contorno dos olhos.

Curiosidades sobre a edelweiss

 

edelweiss, também chamada pé-de-leão, é cercada de lendas relacionadas à sua flor. Em uma destas lendas, conta-se que a flor teria nascido das lágrimas de uma jovem virgem. Conforme as lendas propagadas na Áustria, a flor é uma prova de amor.

Isso porque se o rapaz sobe os Alpes, um percurso muito perigoso, é um sinal de um sinal de amor, pois somente um sentimento muito profundo faria alguém se arriscar neste percurso perigoso.

Outra lenda conta que há milhares de anos surgiu uma montanha num planalto coberto de neve. No alto da montanha, num píncaro inacessível encontrava-se uma Dama Branca sobre o seu trono de gelo.

Vítima de um sortilégio, ali ficara prisioneira das neves eternas, até que um ser humano chegasse até ela e lhe beijasse a mão. Era perigoso e impossível. Além de ter que escalar a montanha, os aventureiros precisariam passar por pequenos gnomos flecheiros. Um dia, o belo e jovem príncipe Dourado quis tentar a escalada.

Quando estava prestes a atingir o pico, foi arrastado por uma enorme massa do rochedo. A Dama Branca desatou a chorar quando viu o seu príncipe precipitar-se no abismo e cada uma das suas lágrimas, ao tocarem a neve, transformava-se numa estranha flor, desconhecida até ali.


De uma beleza delicadíssima, mas severa, tiveram suas sementes levadas pelo vento para montanhas vizinhas e assim chegaram aos Alpes e lembram para sempre a Dama Branca e o seu príncipe Dourado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!