Remédios Caseiros

Endro: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

endro, também conhecido como aneto, anega, dill e funcho-bastardo é uma planta aromática, bastante usada como condimento e também com uso fitoterápico, embora não seja muito grande sua aplicação na medicina natural.

Endro

Usado como tempero ou como remédio, o endro tem inúmeros benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

A planta é anual cresce até 30 centímetros, num caule único e macio. Suas sementes contêm um óleo rico em limoneno e carvone. A planta também é bastante empregada na aromaterapia e na culinária, na preparação de peixes, especialmente nos países do norte da Europa. 

Endro é muito usado na fitoterapia

 

As propriedades medicinais do endro incluem ação antidiarreica, antiemética, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, depurativa, digestiva, diurética, dispepsia, estimulante, estomáquica, galactagoga, hipnótica, laxante, resolutiva e supurativa.

Na fitoterapia, o endro é indicado para casos de aerofagia, ânsia de vômito, para aumentar o leite das mães, em casos de cólica intestinal em recém-nascidos, em dietas sem sal, para facilitar a digestão, na dismenorreia, dispepsia, dor de dente, espasmos gastrointestinais, flatulências, crises de fígado, furúnculo, gases, hiperacidez estomacal e insônia.

Esta erva também é indicada para tratar inflamação dos olhos, para limpeza e desinfecção de feridas, queimaduras e úlceras dérmicas, meteorismo, resfriado e soluços. No norte da África a decocção dos frutos é usada como contraveneno.

Como usar o endro

Decocção de uma colher (café) de sementes em um copo de água. Deixe ferver por cinco minutos. Coe e tome com suco de limão. Indicado para casos de soluço. Se tomado antes de cada amamentação, favorece a lactação e reduz os gases intestinais.

Decocção de uma colher (sopa) de sementes fervida por cinco minutos em um copo de água alivia a ânsia de vômito.

Decocção de quatro colheres (café) de sementes por cinco minutos, coada e misturada com mel, antes das refeições, ativa a digestão.

Para resfriado, ferver em ¼ de litro de vinho tinto 1 colher (café) da semente do endro, um pedaço de canela e uma colher (café) de folha de eucalipto, durante 5 minutos. Abafar por 5 minutos e coar.

A infusão de 2 gramas de sementes em 100 ml de água por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia depois das refeições. É indicado contra cólicas, inclusive em bebês, acidez estomacal, insônia e flatulência.

 

Infusão de 2 colheres (chá) de sementes em um copo de água por 15 minutos. Adoçar com mel. Indicado para cólica de crianças. Em compressas, esta infusão alivia inflamações oculares.

As sementes e folhas fervidas em azeite e colocadas ainda quente sobre furúnculos alivia a dor e os amadurece.

Na culinária, as sementes são utilizadas em conservas de pepino e couve-flor. As folhas ressaltam o sabor de peixes, aves, salada de batatas, molhos, manteigas aromáticas, pães, pastas de ricota e patês.

Contraindicações

 

O uso interno de óleo essencial de endro é contraindicado durante a gravidez e lactação, para menores de 6 anos e pessoas com gastrite, úlcera gastroduodenal, síndrome de intestino irritável, colite ulcerosa, enfermidade de Crohn, hepatopatia, epilepsia, mal de Parkinson e outras enfermidades. neurológicas. Em doses elevadas é convulsivante.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!