Gestante

Ter filhos ou não? Descubra se você esta preparada para a vinda de uma criança

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

Ter filhos é um passo bastante importante e de grande seriedade na vida, que idealmente deveria ser planejado e construído de forma consciente, visando a felicidade própria e a do novo ser. É o sonho de muitos casais e, por colocar em jogo uma série de fatores (situação financeira, carreira em ascensão, capacidade de educar uma criança, entre outros), é fundamental que a hora de gerar uma criança seja decidida pelos futuros pais. De acordo com estudos e orientações médicas, as chances de engravidar diminuem com a idade, então, o casal precisa analisar as suas prioridades, tendo em mente essa realidade.

 

ter filho

Shutterstock; Saiba se você esta preparada para a chegada de um novo ser

 

O melhor momento para ter filhos:

O fator mais importante para saber se chegou a hora de formar uma família é o emocional. O casal precisa estar estruturado em uma relação sólida e preparado para assumir essa responsabilidade de maneira natural, e não como um fardo a carregar para o resto de suas vidas.

É o momento certo para ter filhos quando os futuros pais estão dispostos a enfrentar as mudanças que, inevitavelmente, acompanham essa decisão e têm certeza de que essa criança vai ser esperada e recebida com amor.

Outras prioridades

Há casais que decidem, em comum acordo, não serem pais. Essa escolha não deve e nem pode ser motivo de críticas e preconceitos. A maternidade (e paternidade) pode ser direcionada para muitos outros caminhos e está além de cuidar dos próprios filhos.

A pessoa que opta em não assumir o papel de mãe (ou pai) tem os seus motivos bem definidos, que devem ser respeitados. Não podemos nunca confundir a falta e desejo de ter filhos com o fato da pessoa gostar ou não de crianças, ela pode tornar-se uma excelente cuidadora de bebês, idosos e doentes; participar de projetos de contar histórias em hospitais ou exercer diversas funções de apoio, solidariedade e contribuição positiva na vida de muitas crianças.

Quando não é um bom momento para ter filhos

É recomendado que não tenham filhos, as pessoas que têm os seguintes conceitos a respeito da maternidade (ou paternidade):

  • É um investimento sem fins lucrativos.
  • Deforma o corpo da mulher, sem contar que o parto é terrível.
  • Atrapalha a carreira e a vida social do casal.
  • Vai ter que dividir o amor que sente pelo outro.
  • É uma responsabilidade para sempre.
  • Toda família tem que ter filhos.
  • Vai ocupar todo o seu tempo livre.

Porque?

Para ser mãe e pai tem que imaginar que essa criança vai completar a felicidade do casal, somar experiências e multiplicar a felicidade. É saber que com ela vai aprender e ensinar, brincar, orientar, impor limites e participar ativamente da sua vida. É ter em mente a necessidade de oferecer condições para um perfeito desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Além de proporcionar um ambiente ideal para a formação da personalidade, do caráter e da cidadania desse ser tão especial.

A vinda ou não de mais filhos também deve ser estudada e analisada pelo casal, levando em conta o espaço físico disponível, a situação financeira e tantos outros fatores.

ter filho

Foto: Shutterstock; A vinda de um ou mais filhos deve ser estruturada

 

A experiência da maternidade e paternidade é única e deve ser vista como um privilégio, uma dádiva recebida. E só é bom pai ou boa mãe, a pessoa que está consciente de que as preocupações e responsabilidades aumentam, mas as alegrias e realizações acompanham na mesma proporção. Ter ou não ter filhos ou quantos ter é opção de cada casal e não um padrão a ser seguido. Pense nisso!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!