Remédios Caseiros

Verônica: aprenda a fazer remédios caseiros com essa erva

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

Devido à sua grande variedade de aplicações de cura, a Verônica é uma planta amplamente conhecida em diversas partes do mundo. Seu nome cientifico é Veronica officinalis, uma vez que as pétalas das flores fazem alusão à face de Jesus Cristo depois que Santa Verônica usou seu véu para limpá-lo, depois da crucificação.

Ela é uma erva perene que cresce principalmente na Europa. Atualmente o seu chá é usado para acalmar qualquer irritação na pele, dor de garganta ou tosse. A erva Verônica contém taninos, resinas, açúcares e ácidos orgânicos, que contribuem para a sua ação adstringente, depurativa, expectorante e propriedades produtoras de suor.

veronica

Planta combate infecções e purifica o sangue. Foto: iStock, Getty Images. Foto: iStock, Getty Images

Verônica age nas vias respiratórias

 

A planta também contém catalpol, aucubina, ésteres, flavonoides e saponinas. Com isso, pode ser usada principalmente para reduzir o congestionamento das vias respiratórias. Especialistas em medicina natural recomendam uma infusão da planta seca para tratar a tosse.

O extrato da planta é usado em pomadas para a pele, que curam eczema, cortes, erupções e feridas. As flores também são usadas para tratar doenças gastrointestinais comuns, doenças metabólicas e infecções do trato urinário A ingestão regular cura gota e reumatismo.

Receitas caseiras com verônica

 

Além das propriedades já citadas, a planta tem ação de purificação do sangue e ajuda a acalmar os nervos. Pode também ser usada em casos de inflamação mucosa oral e da faringe e proteger o fígado. Veja quais são os melhores remédios caseiros usando a erva Verônica

1. Chá

Para preparar este chá maravilhoso, você precisa decidir se vai usar a planta em pó, fresca ou raízes secas. Coloque os ingredientes em uma panela de água fervida e espere que as substâncias sejam liberadas para a água.

Se você estiver usando pó, espere apenas 10 minutos. Para raízes secas ou as folhas frescas, 15 a 20 minutos, dependendo da quantidade de água utilizada. Para melhores resultados, e uma solução mais concentrada, esperar mais 15 minutos. Você pode beber o chá ou usá-lo topicamente em problemas de pele, sobre a área afetada.

2.Aplicação tópica

Além de usar o chá, você pode aplicar o pó diretamente sobre um corte aberto ou ferida. Além disso, pode usar o chá em compressas ou as folhas amassadas como um cataplasma. Faça isso pelo menos 3 vezes ao dia para obter resultados satisfatórios.

3.Gargarejo

Para este remédio caseiro, você vai fazer um líquido concentrado com as propriedades da planta. Use duas colheres de sopa da erva e meia xícara de água. Coloque os ingredientes para ferver por cerca de 10 minutos.

Em seguida, desligue o fogo e aguarde o líquido morno. Depois basta fazer gargarejos três vezes ao dia com este chá concentrado.

Outras formas de usar

 

A Verônica também pode ser usada em preparações para a pele, tais como loções ou pomadas à base de plantas, para curar eczema, cortes, feridas e erupções cutâneas.

As flores também são usadas para tratar doenças gastrointestinais comuns, doenças metabólicas e infecções do trato urinário inferior. A dosagem recomendada de chá é um copo tomadas duas a três vezes por dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!