Remédios Caseiros

Carapa guianensis: conheça os benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

Natural da Amazônia, a carapa guianensis é o nome científico de uma planta conhecia como canapé, sanuba e aruba, mas sua nomenclatura mais conhecida é andiroba. Trata-se de uma planta com excelentes benefícios medicinais, embora também seja largamente utilizada no mundo dos cosméticos naturais.

De gosto amargo e muito utilizada na região norte do Brasil, a carapa guianensis é capaz de combater problemas respiratórios, úlceras e dermatites, além de auxiliar na cicatrização de feridas e ser um potente antitérmico.

carapa guianensis

Faz bem para a saúde, faz bem para a beleza. Foto: iStock, Getty Images

Ainda, como possui os chamados meliacinos, estudos indicam que é possível que ela seja eficaz em tratamentos de artrite e cancros uterinos. Por fim, também serve como repelente natural para insetos.

Por que usar carapa guianensis

 

Quer conhecer um pouco mais dos benefícios à saúde da carapa guianensis? Confira abaixo.

1. Sistema respiratório

Dentre as propriedades associadas à andiroba, estão aquelas que são extremamente benéficas para o sistema respiratório. Por isso, a planta consegue tratar, de forma relativamente eficaz, diversas condições com ele relacionadas, tais como a tosse, a bronquite, a pneumonia e a gripe, além de inflamações como a laringite, a amigdalite e a faringite.

2. Febre

Em razão da sua ação antipirética, ou seja, de substância que atua contra a febre, a andiroba pode ser utilizada com essa finalidade – embora seja sempre recomendável consultar um médico para saber o motivo da febre, que pode ser sintoma de uma série de doenças, desde as mais simples até as mais graves.

3. Feridas

Ninguém está livre de feridas que, não raro, são graves a ponto de ser necessário buscar auxílio médico para fazer pontos.A ingestão da carapa guianensis, nesses casos, é bastante benéfica, uma vez que possui propriedades cicatrizantes que aceleram esse processo, além d e funcionar como antisséptico. É possível ainda, com seu uso, a redução de inchaços e hematomas.

4. Repelente

Picadas de insetos é algo que ninguém deseja, mas que todos estão sujeitos quando vão para áreas rurais e até mesmo em determinados pontos urbanos. Pois saiba que a andiroba funciona como um repelente natural para insetos, de modo que é possível usá-la quando se vai ao campo para ficar livre dos insetos e das tão incômodas picadas.

5. Reumatismo

Possuindo propriedades antirreumáticas, a carapa guianensis pode tratar doenças relacionadas aos ossos e aos músculos. É particularmente eficaz contra o cansaço muscular, a artrite e o reumatismo.

Carapa guianensis e a cosmética

 

A carapa guianensis possui, em sua composição, propriedades hidratantes e emolientes. Serve, assim, como um produto de beleza natural, que pode ser usado para as mais diversas finalidades. Por exemplo, ela protege a pele contra a exposição solar e tem resultados significativos quando usada para uma massagem.

Traz benefícios, também, para os cabelos, deixando-os sedosos e com um brilho adicional. Por fim, alguns estudos indicam que ela pode ser particularmente eficaz no combate à celulite.

Contraindicações

 

Ao contrário da maior parte dos remédios naturais, a carapa guianensis não possui contraindicações e efeitos colaterais conhecidos. Tanto é assim que o Ministério da Saúde do Brasil a lista como planta que tem propriedades fitoterápicas.

Portanto, é possível usá-la sem maiores medos, embora seja sempre bom consultar um especialista quanto à eficácia da planta sobre o problema a ser combatido.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!