Remédios Caseiros

Casca de tangerina: benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

A maioria das pessoas adora comer tangerina, mas acaba jogando a maior parte dos seus benefícios no lixo. Isso mesmo, a casca de tangerina possui muito mais benefícios do que a fruta em si, que são capazes de fazer maravilhas pela saúde.

De acordo com um estudo conjunto do Departamento de Agricultura dos EUA e uma empresa de pesquisa canadense, publicado em 2004, há relatos de que a casca de tangerina possui propriedades para baixar o colesterol.

casca de tangerina

Segundo estudiosos, casca tem mais propriedades medicinais do que a fruta em si. Foto: iStock, Getty Images

Casca de tangerina previne câncer

 

Além disso, a casca de tangerina é muito aromática e tem um sabor picante e amargo. Mas, quando comparada à fruta, a casca tem mais antioxidantes e flavonoides, que podem prevenir o câncer e melhorar a eficácia da vitamina C no organismo. Ainda, o óleo essencial de tangerina pode proporcionar muitos benefícios e qualidade de vida.

A maneira mais fácil de consumir a casca de tangerina é fazer um pó com ela. Para isso, é preciso simplesmente secar as cascas, ao natural, deixando-as em local seco, ou então no próprio forno. Após as cascas estarem secas, você pode moê-las em um moedor de café e armazenar o seu pó na geladeira, o que irá preservar as suas propriedades saudáveis.

 

Por que usar a casca de tangerina

 

Apesar de não ter gosto de coisa alguma, pode ser adicionado em sucos ou em água. Você também pode preparar um chá usando a casca de tangerina, nesse modo com ela fresca ou seca. Veja quais são os principais benefícios deste remédio caseiro para a saúde.

1.Baixar o colesterol

 

Um estudo científico publicado em 2004 revela que a casca, conforme dito acima,  tem benefícios à saúde mais poderosos do que o suco feito da fruta, logo, poderia ter um potencial significativo de redução do colesterol. 

Os cientistas deram a hamsters uma dieta gordurosa e, em seguida, os roedores foram alimentados com essa casca por 35 dias ininterruptos. Ao final do período, os pesquisadores descobriram que os hamsters alimentados com suplementos de tangerina tiveram o seu colesterol reduzido, e tudo isso sem efeitos colaterais negativos.

2.Luta contra o câncer

Um estudo britânico de 2007 mostrou que certos compostos encontrados em abundância na casca podem causar um efeito de autodestruição nas células cancerosas.

Os resultados preliminares indicam que pacientes com câncer podem se beneficiar ao tomar um suplemento de tangerina. Por enquanto os ensaios clínicos não foram realizados, mas não há dúvida de que a evidência é promissora.

3.Obesidade

Os estudos sobre os efeitos de um composto encontrado naturalmente nas porções brancas da casca de tangerina mostraram que ratinhos que foram tratados com este elemento não conseguiram desenvolver obesidade ou aterosclerose. Aterosclerose refere-se ao acúmulo de gordura nas artérias, que podem levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Outros benefícios

 

Médicos chineses recomendam o uso desta casca especialmente na preparação de chá. A lista de benefícios para a saúde inclui auxílio na digestão e aliviar náuseas em mulheres grávidas. Outros benefícios incluem balanceamento de açúcar no sangue, ativando a desintoxicação do fígado, o tratamento de gripes e resfriados e aliviar o stress.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!