Remédios Caseiros

Chá de aveia: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

Enquanto a maioria das pessoas está familiarizada com os benefícios da aveia, em sua forma mais tradicional, você pode se surpreender ao descobrir que os caules, flores e sementes também podem ser usados na preparação do chá de aveia, altamente medicinal.

cha de aveia

Poucos sabem que caule, sementes e flores podem ser aproveitados. Foto: iStock, Getty Images

Chá de aveia tem mais nutrientes

 

Rico em cálcio e outros minerais, este chá é um remédio que pode nutrir o corpo em um nível mais profundo. Além disso, a planta possui quantidades elevadas de ferro, fósforo, cálcio, vitamina B, vitamina K e vitamina E, bem como magnésio, potássio, proteínas, zinco e vitaminas A e C, que são essenciais para viver de forma saudável.

A melhor forma de prepará-lo é usar a planta in natura, seja ela seca ou fresca. A principal razão para isso é que você vai ter muitos mais minerais e nutrientes, fazendo uma infusão.

Chá de aveia X sensibilidade ao glúten

 

Para preparar, coloque uma colher de sopa de aveia em uma xícara de água fervente por 10 a 20 minutos. Depois, basta coar, beber e sentir o seu sabor muito agradável. A contraindicação conhecida para o chá de aveia é para pessoas que são sensíveis ao glúten.  Conheça as principais indicações deste chá.

 

1. Saúde dos ossos, cabelos, unhas e pele

O chá de aveia pode ser usado para ajudar a curar ossos quebrados, e auxiliar em casos de deficiência de cálcio. Isso porque esta planta possui altas taxas deste mineral – uma xícara do chá contém 300 miligramas de cálcio, juntamente com outros minerais, proteínas e vitaminas do complexo B, à exceção de vitamina B-12.

Este chá também é rico em sílica, que é um mineral responsável pela saúde da pele, dos cabelos, das unhas e dos ossos.

2.Estresse e ansiedade

Outro grande benefício do chá de aveia está associado ao poder de suavizar e nutrir o sistema nervoso central. Por isso, ele é útil no tratamento da ansiedade e nervosismo, principalmente se estas forem acompanhados de outros sintomas do estresse.

Além disso, este incentiva um sono reparador e contém uma poderosa vitamina do complexo B que aumenta a energia. Especialistas acreditam que a este chá também aumenta a capacidade cerebral. Recentemente, novos estudos publicados sugeriram que a planta da aveia pode melhorar o desempenho cognitivo.

3.Afrodisíaco

Muitos estimulantes sexuais masculinos utilizam o chá de aveia como um dos ingredientes ativos, e uma boa quantidade de evidências apoiam que os seus benefícios podem, de fato, ajudar neste sentido. Além disso, quando usado com Saw Palmetto ou urtiga, este chá auxilia na excitação feminina também.

Usos externos

 

Além de beber regularmente, é possível usar o chá em banhos medicinais a fim de acabar com coceiras, pele irritada, queimaduras solares, erupções cutâneas e eczema.


Para isso, basta banhar a área afetada ou aplicar usando um pano ou gaze, como uma compressa. Alguns herbalistas indicam que um banho de assento pode ajudar a melhorar a secura vaginal e aumentar a libido.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!