Sexualidade

Confira três medidas a adotar para um sexo seguro

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

Quando se fala em sexo seguro logo nos vem à cabeça evitar doença sexualmente transmissível (DST). Para isso, a camisinha cumpre papel vital. Mas sexo seguro vai além de proteção. Ele passa pelo emocional das pessoas, pela cultura e também pelo consentimento dos envolvidos.

sexo seguro

Ter uma vida sexual saudável passa por padrões físicos e emocionais. Foto: iStock, Getty Images

Sexo só é bom e saudável quando homem e mulher estão presentes de corpo e alma e desejam viver aquele momento. Por isso, pense um pouco como está sua vida sexual e veja o que mudar para garantir segurança em todos os sentidos.

 

Quando o sexo seguro passa pelo emocional

 

Muitas mulheres, para agradar seus parceiros, cedem e fazem coisas que vão contra suas crenças ou mesmo convicções pessoais. Para umas, isso não é problema, mas para outras é. Quando se fala em sexo seguro não dá para deixar esse assunto de lado. Ele fere o íntimo da mulher. Pode, inclusive, causar disfunções sexuais, como baixa libido e depressão.

Se você vive uma situação semelhante, antes de tomar uma decisão radical, converse com seu parceiro. Explique para ele o que te aflige, o que te incomoda e como você gostaria que fosse sua vida sexual. Não deixe a situação chegar a níveis insustentáveis. Caso precise de ajuda, converse com seu ginecologista ou com um psicólogo.

 

Camisinha é essencial para um sexo seguro

 

Mesmo com todos os benefícios que a camisinha traz à saúde das pessoas, muita gente ainda reluta em usá-la nas relações sexuais, inclusive, com desconhecidos. Para se ter um sexo seguro é indispensável o uso de preservativo em todas as transas, ainda mais, se for a primeira vez com uma pessoa ou em casos extraconjugais.

Para se ter uma ideia do descaso com o uso da camisinha, em seis anos o número de casos de Aids entre os jovens brasileiros chegou a aumentar mais de 50%. Isso coloca o nosso país na contramão de países considerados endêmicos, como os africanos, por exemplo. Por isso, não vacile. Use camisinha em todas as suas relações sexuais.

Como qualquer outro produto, a camisinha requer alguns cuidados de conservação para que o seu uso seja eficiente. Preste atenção aos detalhes para evitar o mau uso do preservativo.

 

1. Guarde as camisinhas em lugar arejado, seguro e escuro.

 

2. Nunca deixe o preservativo dentro da carteira. É importante cuidar a data de validade. Se ela estiver ressecada ou grudenta descarte e não use.

 

3. Se você tem problemas com a pouca lubrificação de algumas marcas, experimente usar gel lubrificante durante a relação.

 

4. Só coloque a camisinha em seu parceiro quando ele estiver com o pênis ereto.

 

5. Nunca use a mesma camisinha para penetração anal e vaginal.

 

6. Cuide da sua saúde e garanta um sexo seguro

 

Para garantir um sexo seguro é importante que a sua saúde ginecológica também esteja em dia. Faça consultas regulares ao médico ginecologista e mantenha seu exame preventivo, o papanicolau, em dia. Esse exame é capaz de detectar a presença de HPV, o principal a gente causador do câncer de colo de útero.

O ginecologista também é o médico indicado para tratar corrimentos e qualquer questão envolvendo saúde feminina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!