Remédios Caseiros

Semente de girassol: aprenda sobre os seus benefícios

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

A semente de girassol é, provavelmente, a mais conhecida de todas as sementes comestíveis. Ela se localiza no núcleo da flor do girassol e possui muitas variedades. Mas não é à toa que é muito apreciada, já que está bem acima da média em proteína, fósforo e concentração de ferro.

Ela é altamente valorizada como uma fonte muito rica de vitaminas do complexo B. Com isso, melhora a digestão, o poder do cérebro, e o funcionamento do sistema cardiovascular – nesse último caso, vale dizer que também é rica em magnésio, potássio, selênio e zinco.

semente de girassol

A semente previne doenças e atua no combate à depressão. Foto: iStock, Getty Images

Além de fazer muito bem para a saúde, a semente de girassol é muito versátil. Cheia de vitaminas e nutrientes, esta semente saborosa pode ser consumida crua, assada ​​ou grelhada. Além disso, você pode comê-la pura, como um petisco ou lanche, assim como cereais no café da manhã e incluir em sua salada.

Indicação do uso da semente de girassol

 

Especialistas indicam que você deve consumir uma colher de sopa desta semente todos os dias para colher os seus benefícios medicinais. Veja quais são as principais vantagens da semente para a saúde.

1. Faz bem ao coração

A semente de girassol é uma grande fonte de vitamina C, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Sendo um antioxidante, a vitamina E presente nesta semente previne os radicais livres da oxidação do colesterol.

Na oxidação, o colesterol adere às paredes dos vasos sanguíneos e provoca aterosclerose, levando a artérias bloqueadas, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Um quarto de xícara de sementes de girassol oferece mais de noventa por cento do valor diário de vitamina E.

2. Reduz o colesterol

A semente de girassol foi classificada no topo da lista de sementes devido ao seu alto teor de fitoesteróis ou compostos para baixar o colesterol.

Esta semente é carregadas com gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, que são gorduras boas que reduzem o colesterol ruim. Além disso, ela é rica em fibras, que contribuem para diminuir o colesterol em algumas pessoas.

3. Previne o câncer

Outros benefícios da semente de girassol são devido ao seu elevado teor de vitamina E, selênio e cobre, que possuem propriedades antioxidantes. De acordo uma pesquisa, esses antioxidantes previnem danos celulares, que muitas vezes levam ao câncer.

Estes compostos que ocorrem naturalmente podem inibir o crescimento de células cancerosas, impedindo, assim, o câncer do cólon, da próstata e da mama.

4. Faz bem para a mente

Um efeito positivo desta semente pode ser visto no humor, diminuindo as chances de depressão. Elas contêm triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a produzir serotonina, um neurotransmissor importante.

Quando a serotonina é liberada no organismo, alivia a tensão, acalma o cérebro e promove o relaxamento. A colina, um composto encontrado na semente de girassol, ainda ajuda a melhorar a memória e a função cognitiva como um todo.

Por fim, o magnésio auxilia a diminuir a frequência das crises de enxaqueca, reduz a pressão arterial e também previne ataques cardíacos, dor e fadiga.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!