Remédios Caseiros

Sucupira: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

As plantas medicinais são maneiras baratas e eficientes de combater várias doenças. Esse é o caso da sucupira, uma planta brasileira que possui muitos benefícios medicinais. Ela pode ser conhecida também como sucupira-branca, fava-de-sucupira, sapupira, sebepira, sepipira, cutiúba, paracarana e macanaíva.

Esta planta pode ser encontrada facilmente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em lojas de produtos naturais, é oferecida em forma de cápsulas, sementes ou tintura. Assim, trata-de se uma planta extremamente acessível.

sucupira

Bastante acessível, esta planta é eficiente analgésico, entre outras propriedades. Foto: iStock, Getty Images

Sucupira trata também articulações

 

Esta árvore possui sementes que são velhas conhecidas nos tratamentos de problemas nas articulações, mas suas propriedades podem ir além e beneficiar outras condições de saúde.

Basicamente, ela pode agir no organismo humano como um tônico, antioxidante, anti-inflamatório, analgésico, antidiabético, antirreumático e anticarcinogênico. Sua composição é muito rica em óleo essencial, princípios fenólicos, esteroides, saponinas, cumarina, triterpenos e flavonoides.

Este último elemento, segundo pesquisas, pode ser o motivo pelo qual as sementes da planta podem atuar contra problemas nas articulações, como o reumatismo, a artrite, a artrose, a gota e a osteoartrite.

Outro uso muito comum desta planta é no tratamento de infecções de garganta, dores crônicas e excesso de ácido úrico. Outras investigações relatam que a sucupira pode atuar como um anticarcinogênico e também pode melhorar casos de diabetes, hemorragias, sífilis e vermes intestinais.

Receitas caseiras com sucupira

 

Para alcançar todos os benefícios que esta planta pode proporcionar, você pode utilizá-la em forma de chá ou vinho. Veja, abaixo, como preparar.

1. Chá de sementes

Para preparar este chá, você vai precisar de quatro sementes de sucupira para cada litro de água. Primeiro, parta as sementes em quatro pedaços e coloque a água para ferver. Depois, acrescente as sementes e deixe ferver por mais ou menos dois minutos.

Abafe o chá, até que ele fique em temperatura ambiente, e coe a mistura. Para tratar as dores nas articulações e se beneficiar com seus efeitos antioxidantes, você deve beber três xícaras de chá por dia. Mas atenção, porque este chá deve ser tomado por apenas duas semanas, e então é necessário um intervalo de sete dias.

2. Vinho

Outra forma de usar a sucupira é preparando um vinho de sementes da planta. Para isso, é necessário usar uma garrafa de vinho branco e 10 sementes trituradas. Coloque as sementes no vinho e aguarde macerar por 15 dias, em um local escuro.

Depois disso, você pode coar e beber três colheres de sopa do vinho duas vezes ao dia. Recomenda-se o uso deste vinho misturado com água para fazer gargarejos em casos de dores de garganta.

3. Tintura

Em lojas de produtos naturais, você pode encontrar a tintura feita a partir dos frutos da planta. A tintura deve ser usada diluída em água, sempre três vezes ao dia. Use a tintura da sucupira mesma forma que o chá, durante 15 dias consecutivos e depois faça uma pausa de pelo menos 7 dias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!