Remédios Caseiros

Cardamomo: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

cardamomo é um condimento e planta medicinal conhecida há séculos pelos povos chinês, indiano, vietnamita e coreano, por seu sabor quente e levemente picante, usado tanto em pratos doces como salgados. Possui sementes que acalmam desarranjos digestivos. Também dão aroma ao café.

Pertence à mesma família do gengibre, uma planta também usada em casos de náuseas e vômitos, principalmente durante a quimioterapia. Seus princípios ativos incluem óleo essencial, resina, amido e corantes.

As propriedades incluem sua ação analgésica, anti-séptica, digestiva, diurética, laxante, expectorante, carminativo, anti-espasmódico, sialagogo, aperiente e sedante.

Esta planta é indicada para aliviar o desconforto no tubo digestivo alto, em casos de gases, dilatação do abdômen, problemas digestivos. O seu óleo é analgésico, e alivia cólicas e gases, ajudando a mitigar enjoos e indigestão. Também tem ação eficaz contra afecções da garganta e peito.

 

Cardamomo

Bastante usada na Índia, a planta é condimento e também tem fins medicinais. Foto: Stock, Getty Images

Origem do cardamomo

cardamomo é originário da Índia, e ainda cresce naquele país. Também é possível encontrar a planta sendo cultivada em regiões próximas ao Equador (nos trópicos), como alguns países da América Central.

Planta herbácea perene, que pode crescer até 3 metros de altura, o cardamomo tem folhas lanceoladas, grandes. A base tem uma longa bainha envolvendo o caule. As flores são esbranquiçadas, o fruto é uma cápsula oval repleta de sementes pequenas. A superfície externa e enrugada e escura, branca por dentro. O rizoma é longo e nodoso.

 

Como usar

 

 

A ação quente e levemente anti-séptica das sementes pode ser obtida em gargarejos em problemas respiratórios como a asma e a bronquite. O cardamomo também tem fama de ser afrodisíaco, porém, tal estímulo é mais certo quando combinado com ervas como a damiana e o ginseng-coreano. Também serve para tratar artrite, asma, bronquite, vermes, inchaços e reumatismos.

As partes da planta que são utilizadas são as frutas secas, que incluem grãos ou sementes secas. Podem ser usados sob forma de chá, em forma de grãos (que podem ser mastigados para combater o mau hálito), ou por meio do uso do óleo essencial e vinho, entre outros.

Remédios caseiros com  cardamomo

1.Chá contra gases

Adicione 20 gramas de cardamomo em uma xícara de água. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Depois de desligar o fogo tape e mantenha em infusão por mais 5 minutos. Beba após as refeições.

2.Chá contra cólicas intestinais

Adicionar 10 g de sementes em 1 litro de água. Deixe ferver por 15 minutos e depois de desligar o fogo mantenha em infusão por mais cinco minutos. Coe e beba morno.

3.Vinho

Adicione 20 gramas de sementes secas e 25 gramas de canela-da-índia macerados por 15 dias em 1 litro de vinho licoroso de boa qualidade e beba sempre um cálice após as principais refeições.

Saiba mais

 

cardamomo, como tempero, é um tradicional ingrediente da culinária indiana e compartilha com a pimenta-do-reino o título de “rainha das especiarias“. Usado pela primeira vez no ano 700 d.C, aproximadamente, na Índia Meridional a planta começou a ser importada pela Europa, a partir do ano de 1200. 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!