Remédios Caseiros

Chá de banana: conheça seus benefícios

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

Muitas pessoas adoram comer bananas, mas nunca pensaram em fazer um chá de banana. Isso mesmo. A bebida é é um ótimo remédio caseiro, e pode auxiliar em muitas complicações de saúde. As bananas são naturalmente doces e ajudam a impulsionar a energia.

Elas também são ricas em fibras e podem te ajudar a se sentir saciado, sem consumir muitas calorias. Mas você sabia que você poderia praticamente triplicar os benefícios para a saúde simplesmente por consumir a casca também? Os nutrientes da casca de banana evitam algumas doenças e você pode usá-la em um chá de banana.

cha de banana

Ao comer uma banana, pense duas vezes antes de jogar a casca fora. Foto: iStock, Getty Images

Aproveitando toda a fruta

 

É possível fazer o chá de banana de diversas formas, usando apenas a fruta, ou a fruta e a casca, ou apenas a casca. A banana é rica em vitamina B6, vitamina C, manganês, potássio, enquanto a casca é conhecida por suas propriedades antifúngicas e antibióticas.

A casca também é carregada com uma grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras. Mas para preparar o chá de banana, lembre-se de comprar o fruto orgânico, livre de qualquer tipo de pesticida. Além disso, lave bem as cascas de banana antes de utilizá-las em seu chá.

Ações do chá de banana

 

Abaixo você pode conferir as principais formas de utilizar a banana para preparar um chá que vai atuar em todo o seu organismo proporcionando mais disposição e, consequentemente, mais qualidade de vida.

1. Melhora o humor

Hoje em dia, a maioria das pessoas sofrem com oscilações humor e estresse, e muitas vezes isso é frequentemente o resultado de nutrientes inadequados em sua alimentação. A banana é rica em substancias que estimulam a serotonina, um neurotransmissor derivado do triptofano.

Mas segundo pesquisas, você pode usar a casca para fazer o seu chá de banana e ter ainda mais benefícios, já que esta parte da fruta possui níveis ainda mais elevados da substância.

2. Melhora o sono

Falando de triptofano, o chá de banana é rico neste composto também. O triptofano é um aminoácido essencial, que muitas vezes é prescrito em forma de suplemento para tratar problemas de sono. Por isso, a bebida pode melhorar sintomas de insônia ou ajudar a ter um sono mais tranquilo.

3. Combate ao câncer

Este chá é rico em antioxidantes. Eles são compostos que protegem as células do tipo de mutações que levam a tumores cancerosos. Por isso, este é um ótimo motivo para incluir o chá feito com a banana em sua rotina diária.

4. Protege a sua visão

O chá de banana é rico em luteína. Trata-se de um composto que ajuda a proteger a sua visão noturna. Ela também desempenha um papel na prevenção da catarata e degeneração macular.

5. Protege seus glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos entregam oxigênio para os tecidos do corpo durante todo o dia e toda a noite. Os nutrientes encontrados no chá desta fruta ajudam a manter a saúde das células vermelhas do sangue.

Como fazer o chá de banana

 

Para transformar a casca de banana em um chá, você pode colocar uma casca em uma xícara e adicionar água quente. É possível também pode congelar as cascas até que você tenha o suficiente para encher uma panela.

Certifique-se de remover rótulos, etiquetas e dar à banana uma lavagem rápida. Uma vez que elas descongelarem, estarão com uma cor escurecida. Depois, coloque no forno e asse por cerca de uma hora (ou até secar). Depois é só usar as cascas de banana desidratadas com água fervente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!