Remédios Caseiros

Chá de coentro: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

Na culinária, usamos muitos temperos para ressaltar o sabor dos alimentos, e com muitos deles podemos preparar infusões, como é o caso do chá de coentro, devido as suas muitas propriedades medicinais. A planta de coentro é uma das mais antigas do mundo, que remonta aos antigos gregos e romanos, por prolongar a vida.

cha de coentro

Erva saborosa, usada como tempero, pode ser remédio. Foto: iStock, Getty Images

As folhas e sementes, usadas no chá de coentro, são carregadas com nutrientes e têm sido estudadas pelas suas propriedades medicinais. Para colher os benefícios para a saúde, você pode usar o coentro como um complemento aromático em seus pratos ou preparar o chá: basta usar folhas frescas em um copo de água fervente.

Chá de coentro oferece mais de 40 compostos

 

O sabor intenso do chá desta planta ocorre devido a mais de 40 compostos diferentes. Esta mistura química complexa é responsável pela maior parte do sabor do coentro e das suas propriedades medicinais.

A erva contém muitos compostos fitoquímicos, como flavonoides antioxidantes fenólicos, óleos essenciais e quercetina, presente em muitos medicamentos tradicionais, como analgésicos, afrodisíacos, antiespasmódicos, para aliviar as flatulências, depurativos, desodorantes, digestivos, fungicidas e estimulantes estomacais.

Por que tomar chá de coentro

 

Com isso, é possível curar inúmeras doenças recorrentes a muitas pessoas. Veja quais são os principais benefícios de usar o chá de coentro como um remédio caseiro.

1 .Saúde cardiovascular

O chá de coentro é livre de colesterol, mas rico em antioxidantes, óleos essenciais, vitaminas e fibras alimentares, que ajudam na redução do LDL ou colesterol ruim, e aumentam o HDL ou níveis de colesterol bom.

Assim, é benéfico para a saúde cardiovascular. Ele também ajuda a dissolver acumulação de colesterol nas artérias, ajudando, assim, aqueles que sofrem de doenças cardíacas.

2. Reduz a pressão arterial

Além da redução do colesterol LDL, um dos benefícios do chá de coentro é reduzir a hipertensão. A erva é uma boa fonte de potássio, magnésio, cálcio, manganês e ferro, bem como tem baixo teor de sódio. O excesso de potássio e baixo sódio ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. O ferro é vital para a produção de glóbulos vermelhos.

3. Trata ansiedade

Devido às suas qualidades relaxantes, o chá de coentro pode acalmar os nervos e, assim, aliviar a ansiedade e reduzir os efeitos prejudiciais do estresse.

4. Facilita o sono

Ao reduzir a ansiedade e o estresse, o chá de coentro ajuda a melhorar a qualidade do seu sono, pois é uma erva calmante. A insônia pode ser um sintoma associado ao estresse.

5. Saúde digestiva

As folhas usadas no chá de coentro oferecem alívio para problemas de indigestão, bem como para as náuseas. O seu efeito permite que o aparelho digestivo consiga produzir enzimas digestivas, bem como sucos digestivos em maior quantidade, evitando assim, a flatulência. Suas propriedades antioxidantes ajudam na promoção da função do fígado saudável.

6. Desintoxicação

O chá de coentro é um desintoxicante de metais pesados. Estes metais geralmente entram no corpo através do consumo de alimentos não-orgânicos, como uso de desodorantes, tabagismo, cozinhar em recipientes de alumínio.


Isso causa sérios problemas cardíacos
, além de câncer, deterioração do cérebro, problemas emocionais, coração, rins, doenças pulmonares e ossos fracos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!