Remédios Caseiros

Chá vermelho: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

Se você aprecia a delícia que é o chá vermelho, está na hora de conhecer e saber também todos os benefícios que ele pode trazer para a saúde. Este é feito a partir das folhas da planta camellia sinensis, assim como as outras variedades do chá, como o verde ou o branco.

Embora a fonte seja a mesma, as variedades de chá são diferentes, devido aos seus estilos de processamento. Enquanto o chá verde não é fermentado, o chá vermelho é fermentado e, em seguida, passa por um processo adicional chamado de pós-fermentação até estar pronto para o correto uso.

cha vermelho

Auxiliar na perda de peso e é uma das propriedades desta bebida. Foto: iStock, Getty Images

Chá vermelho é uma iguaria

 

Depois da pós-fermentação, as folhas são secas ao sol, e envelhecidas em um ambiente de alta umidade. Tal como acontece com o vinho e o queijo, o chá vermelho fica melhor quanto maior o tempo que é envelhecido. Este chá, em particular, é considerado uma iguaria na China.

Devido ao seu sabor suave, não necessita de açúcar ou outro tipo de complemento. Ele contém cafeína, embora em quantidades menores do que outros chás da mesma planta, e possui uma grande quantidade de antioxidantes, como polissacarídeos, polifenóis, e estatinas, que têm encantado pesquisadores.

Aprecie o chá vermelho com moderação

 

Como qualquer outra variedade de chá, este possui seus benefícios para saúde específicos e deve ser apreciado com moderação. Veja, abaixo, por que e quando tomar este chá.

1. Saúde cardiovascular

O chá vermelho promove a saúde cardiovascular, diminuindo os níveis de colesterol. A vantagem conhecida é a sua capacidade de reduzir o LDL (mau colesterol) e aumentar o HDL (colesterol bom), devido a um antioxidante que é muitas vezes prescrito para pacientes com níveis elevados de lipídios (gordura no sangue).

Devido a isso, pode-se dizer que este tipo de chá reduz o risco de doenças cardiovasculares, porque reduz os lipídios no sangue.

2.Saúde metabólica

As pessoas com síndrome metabólica irão encontrar grande alívio no chá vermelho, pois ele combate a obesidade, ajusta os níveis de lipídios no sangue, reduz o açúcar no sangue, bem como afasta a oxidação.

3. Qualidades antioxidantes

Foram encontradas qualidades no chá vermelho que podem impedir o crescimento de tumores, graças às suas propriedades antioxidantes. Por isso, torna-se um ingrediente importante na guerra contra agentes cancerígenos. Este antioxidante pode ser mais potente do que o encontrado no chá verde.

4. Controle de peso

Os compostos como as catequinases e a cafeína ajudam a regular a perda de peso. Essas substâncias ajudam na regulação do peso corporal em um grau maior do que outros tipos de chá, devido às propriedades anti-obesidade do chá vermelho.

5. Saúde mental

O chá vermelho melhora as funções mentais, como a agilidade mental e o raciocínio. Pesquisadores relatam que o chá estimula a circulação sanguínea, bem como o sistema nervoso central.

6. Saúde dos dentes

Os polifenóis do chá vermelho podem matar as bactérias do ácido láctico e outras bactérias que se escondem entre os dentes. Consequentemente, a formação de cáries nos dentes é interrompida e, devido a isso, a bebida é vista como benéfica para proteger os dentes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!