Remédios Caseiros > Uncategorized

Dedaleira: conheça suas propriedades

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

De origem na Europa, a dedaleira deve ser cultivada ao sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica. Ela floresce na primavera-verão, e é indicada para regiões de altitude elevada e clima ameno. É uma planta herbácea, perene, que pode chegar até 1,2m de altura.

Com folhas rugosas, possui flores longas, inclinadas em um só eixo, e corola inflada em forma de sino ou dedal. Podem ser de cor rosada, roxa ou branca e com pintas na parte interna. Seu uso medicinal é indicado para insuficiência cardíaca e arritmias. As partes utilizadas são as folhas e as flores.

 

dedaleira

Uso em excesso desta erva pode ser fatal, é preciso ser prescrita por um médico. Foto: iStock, Getty Images

Seus princípios ativos são glicosídeos cardiotônicos (cardenolídeos), digitoxina e digoxina. Esta espécie é uma erva que pode ser venenosa se ingerida em altas doses, por isso seu uso requer muito estudo e inspira cuidados.

Substância base da dedaleira é a digitalina

 

Seu uso medicinal ocorre por conta da substância denominada digitalina, que é encontrada na dedaleira. Esta substância é a base de muitos medicamentos cardiotônicos, utilizados pela medicina tradicional no auxílio ao tratamento de insuficiência cardíaca.

O problema é que o uso prolongado de medicamentos que contenham esta substância pode vir a prejudicar os rins, já que a eliminação dela pelo organismo passa por esses órgãos, o que a faz ser considerada então nefrotóxica.

Mas seu uso também pode ser ornamental, pois as inflorescências são imponentes e velas, e realçam jardins ou ambientes mais fechados e restritos. A dedaleira tem preferências por climas amenos e regiões com alguma altitude. O cultivo pode ser por meio de sementes plantadas diretamente ou por divisão da própria planta adulta.

Os medicamentos à base de dedaleira (que tem princípio ativo chamado digoxina) sempre, e obrigatoriamente, são prescritos por um médico, em caso de doença cardíaca bem precisa (insuficiência cardíaca detalhadamente diagnosticada) e não devem nunca ser tomados sem prescrição.

São remédios extremamente eficazes para indicações precisas e é importante respeitar o uso e não ultrapassar a dosagem receitada (risco de intoxicação). Se surgirem sinais de nervosismo, náusea, sinais cardíacos não habituais ou qualquer outro efeito secundário suspeito, o contato com o médico deve ser feito imediatamente. Podem ser sintomas de superdosagem.

Contraindicações da dedaleira

 

A utilização medicinal da dedaleira, ou da digoxina, deve ser feita de forma muito criteriosa, já que é uma planta muito tóxica e em doses altas pode causar náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, tonturas, confusão mental e distúrbios visuais.

Não faça infusões ou chás à base desta planta, pois isso pode ser muito tóxico (venenoso) e até mortal. A planta é vendida apenas sob prescrição médica e pode ser encontrada em forma de comprimido pronto para uso. 

Partes da planta ou doses maiores e cumulativas do medicamento podem provocar toxicidade no organismo humano, provocando perturbações neurológicas, digestivas, cardíacas e morte. O uso desta planta deve ter acompanhamento médico rigoroso, pois toda a planta é cardiotóxica, bastam apenas três folhas para compor a dose mortal.

O nome dedaleira vem da expressão em alemão que significa “dedal vermelho”, uma analogia ao formato de suas flores.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!