Especialidades

Mau cheiro na vagina: saiba o que pode causar o problema

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

Muitas mulheres sofrem com o mau cheiro na vagina e, ao contrário do que muita gente pensa, esse é um problema que não apenas tem a ver com falta de higiene pessoal, mas também está relacionado à saúde.

 

Odor, seguido de corrimento, é sinal de que algo não vai bem. Pode ser uma simples infecção por fungo, como no caso da candidíase, mas também pode indicar, em menor proporção, doença inflamatória pélvica (DIP) ou ainda câncer cervical. Por isso, se você sofre com esse mau cheiro, está na hora de procurar um ginecologista.

 

mau cheiro na vagina

Nem sempre o odor vaginal está relacionado à falta de higiene na região íntima. Foto: iStock, Getty Images

 

Infecções que causam mau cheiro na vagina

 

As infecções mais comuns que provocam mau cheiro na vagina são as vaginite, a vaginose e a candidíase. No caso das duas primeiras, a inflamação acontece quando o equilíbrio de leveduras, protozoários e bactérias, presentes na vagina, é alterado por algum fator externo.

Já na situação na candidíase – 75% das mulheres já sofreram desta infecção –, o mau cheiro na vagina, a coceira e o corrimento, acontecem porque há uma produção excessiva do fungo chamado cândida, daí o nome da doença. Nas três situações, o tratamento é fácil, porém, incomodo, já que envolve o uso de pomadas internas durante, pelo menos, sete dias.

Excesso de limpeza gera mau cheiro na vagina

 

Pode até parecer contraditório, mas o excesso de limpeza também pode provocar o mau cheiro na vagina. Isso acontece porque, quando usamos sabonete ou aqueles produtos indicados para região íntima, o pH da vagina altera e a deixa mais suscetível a infecções e inflamações.

O ideal é usar apenas água para lavar a região e, mesmo assim, usar água apenas na parte externa, nunca na parte interna.

Roupas muito justas, e não apenas calcinhas, também podem provocar o problema. Elas  não favorecem a transpiração na região pélvica. Com a produção de suor aumentada, também facilita a proliferação de bactérias na vagina.

O ciclo menstrual e excesso de peso, ambos alteram a produção de hormônios, também podem alterar o odor vaginal, e até causar constrangimento às mulheres.

O que fazer para prevenir o mau cheiro

 

Algumas medidas podem ser tomadas para que o odor vaginal possa ser amenizado. Conheça algumas delas:

Evite limpeza em excesso

Como já vimos, a limpeza excessiva da vagina causa efeito contrário. Por isso, esqueça as duchas íntimas e os sabonetes vaginais, especialmente se o produto tiver cheiro. Use sabonete apenas quando seu ginecologista indicar, e ainda assim, apenas o que ele prescrever.

Prefira calcinhas de algodão

Calcinhas de renda podem deixar seu parceiro louquinho, mas previra, no dia a dia, às calcinhas 100% algodão. Também evite as de nylon, lycra ou material sintético. Elas não favorecem a transpiração da vagina e podem provocar odor na região.

Faça banhos de assento

Essa é uma dica da vovó: Fazer banhos de acento com água morna e vinagre de maçã – um dos melhores antibacterianos naturais – ajuda a eliminar qualquer mau cheiro na vagina. Encha uma banheira até a metade e coloque três xícaras de vinagre de maçã. Sente por 20 minutos nesta água e em seguida tome banho normalmente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!