Remédios Caseiros

Rooibos: conheça os seus benefícios

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

O chá feito de rooibos é uma bebida popular na África do Sul há muitas décadas, mas vem ganhando o resto do mundo devido aos seus inúmeros benefícios. A planta, Aspalathus linearis, é cultivada apenas em uma pequena área na província do Cabo Ocidental, na África do Sul.

Tradicionalmente, é apreciado quente com uma fatia de limão, açúcar ou mel. Os benefícios do chá de rooibos ou chá vermelho, como também é conhecido, são abundantes. Esta forma de chá tem sido tradicionalmente popular devido ao seu excelente sabor e cor única que também melhora o funcionamento do organismo.

rooibos

Bebida popular na África do Sul conquista adeptos em todo o mundo. Foto: iStock, Getty Images

Seus atributos medicinais foram confirmados pelo Departamento de Agricultura do EUA, que afirmou que a planta é capaz de combater o câncer, doenças cardíacas, envelhecimento precoce e outras doenças graves.

A rooibos não possui nenhum ácido oxálico e, portanto, pode ser consumida por pessoas que têm pedras nos rins. Além disso, a planta é rica em muitos teores de minerais, tais como ferro, cálcio, potássio, cobre, fluoreto, manganês, zinco, magnésio e ácido alfa-hidroxi.

Chá de rooibos é completo

 

Ela também contém antioxidantes e compostos fenólicos extremamente potentes e versáteis. Com isso, o chá de rooibos é uma das melhores bebidas para aqueles que se preocupam com a sua saúde. Veja alguns dos benéficos da planta e entenda os motivos pelos quais você não deve deixar de incluir esta bebida em sua rotina.

1. Polifenóis

A rooibos contém polifenóis de ação anti-inflamatória, antiviral e qualidades antimutagênicas. Eles atuam sobre os radicais livres, que são produtos secundários prejudiciais, e podem causar doenças como câncer e doenças do coração. Beber o chá desta planta pode impulsionar o seu sistema imunológico e proteger o corpo contra todos os tipos de doenças e condições.

2. Hipertensão

Outros benefícios da rooibos é visto no alívio do estresse, tensão nervosa e condições hipertensas. A hipertensão arterial é mais comumente conhecida como pressão alta. A planta não só alivia problemas respiratórios, mas, geralmente, reduz a pressão arterial, o que pode levar a doenças cardiovasculares perigosas, como ataques cardíacos.

3. Saúde óssea

A planta é rica em cálcio, manganês e flúor, minerais que auxiliam na manutenção da boa estrutura óssea e dos dentes mais fortes. Ao aumentar a biodisponibilidade de minerais em seu sistema, você pode reduzir suas chances de desenvolver doenças como artrite, osteoporose e dores crônicas.

4. Diabetes

Um dos antioxidantes raros encontrados nesta planta pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue, melhorar a resistência à insulina, melhorar a absorção de glicose pelos músculos, e estimular a secreção de insulina pelo pâncreas. Isso tudo resulta em um escudo ideal defensivo contra o desenvolvimento de diabetes tipo II.

 

5. Rooibos é bom para a pele

O teor de zinco e ácido alfa-hidroxi da planta é muito bom para a pele. Você pode aplicar um pouco do chá diretamente sobre a pele para aliviar a acne, as espinhas, as queimaduras ou as doenças de pele relacionadas.

5. Pedras nos rins

Mesmo as pessoas com problemas de pedra nos rins podem beber muito chá de rooibos, pois não há o ácido oxálico, uma substância formadora de cristais, na bebida. Muitas vezes, as pessoas com pedras nos rins são desencorajadas a beber muitos chás, porque desse ingrediente acaba agravando o problema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!