Estética

Veja como você pode alcançar um bronzeado natural

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

Na estação mais quente do ano, todas as mulheres querem exibir um corpo em forma, e mais do que isso, com aquele bronzeado natural. Embora existam vários métodos artificiais para ficar com a pele mais escura, a cor mais bonita ainda é aquela conquistada por meio da exposição ao sol.

bronzeado natural

Alguns alimentos são aliados poderosos na hora de conseguir a desejada cor do verão. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para ter um bom bronzeado natural

 

Entretanto, para que você fique com a pele bonita e saudável, sem manchas, feridas e descascados, alguns cuidados básicos precisam ser tomados com a exposição aos raios solares.

 

1. Use sempre protetor solar, mesmo que o tempo esteja nublado.

 

2. Evite se expor ao sol entre as 10h e 16h e entre às 11h e 17h no horário de verão.

 

3. Procure usar os protetores mecânicos contra os raios solares, como bonés, chapéus, óculos escuros, guarda-sol, lenços e camisetas.

 

4. Reaplique o protetor solar a cada duas horas, sempre meia hora antes de ir para o sol.

 

5. Não se esqueça de espalhar o produto na região das orelhas, pescoço, peito dos pés e mãos.

 

6. Comece a exposição ao sol de maneira gradual, pois é impossível pegar uma cor bonita e saudável em apenas um dia. Além do mais, a pele demora em torno de 48 horas para começar a liberação da melanina.

 

7. Beba muita água para evitar a desidratação do corpo e da pele.

 

A alimentação interfere no bronzeado natural

 

O bronzeado natural é causado pela produção de melanina em nosso corpo a partir do contato com os raios do sol. As peles mais escuras tendem a produzir uma maior quantidade da substância, enquanto as mais claras, menos.

Porém, a ingestão de alguns alimentos pode contribuir na produção da substância em nosso corpo, proporcionando um bronzeado natural mais rápido e saudável.

É importante salientar que o consumo desses produtos deve ser iniciado pelo menos uma semana antes do período em que você pretende tomar banhos de sol. Isso porque o organismo precisa de tempo para absorver os nutrientes e propriedades capazes de produzir a pigmentação.

Então, antes e durante a exposição ao sol abuse dos alimentos ricos em betacaroteno, ou seja, cenoura, laranja, e abóbora. Frutas como o limão, a acerola e outros com grande presença de vitamina C também são importantes, pois protegem a pele contra os efeitos negativos da radiação solar.

O suco de cenoura, brócolis e beterraba é ótimo para adquirir um bronzeado natural. Para fazê-lo basta bater três cenouras médias picadas e sem casca, um florete de brócolis, meia beterraba sem casca e 400 ml de água no liquidificador. Coe e beba (gelado) até dois copos do suco todos os dias.

Para manter o bronzeado natural por mais tempo esses alimentos também são importantes, bem como os ricos em ômega 3, como as linhaças, soja, nozes e peixes, além das folhas verdes. Usar cremes hidratantes e pós-sol é importante para manter a sua pele sempre hidratada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!