Dieta

Descubra como perder peso rapidamente e com saúde

Por Redação Doutíssima 31/01/2015

Quando o verão chega, é que percebemos que estamos alguns quilos acima do ideal, e ai começa a maratona. Dietas loucas, exercícios físicos em excesso e tudo mais que nos faça perder peso rapidamente é válido. O que poucos sabem é que isso pode se tornar mais fácil e prazeroso.

perder peso rapidamente

Evite dietas restritivas, mude hábitos alimentares e faça exercícios físicos. Foto: iStock, Getty Images

Ao invés de parar de comer completamente  doces, frituras e outras delícias, o ideal é mudar os hábitos alimentares. Ou seja, substituir estes produtos por outros mais saudáveis e menos calóricos. Mas é claro que nada vai adiantar se você não praticar exercícios.

A atividade física é fundamental para quem quer perder peso rapidamente. Além de ser saudável, este hábito aliado a bons costumes alimentares gera resultados eficientes e em curto prazo no seu corpo.

Mas para que isso funcione, é preciso determinação e disciplina. Lembre-se sempre que o fim de semana não é desculpa para comer tudo o que tiver vontade e enfiar o pé na jaca. A alimentação e treino adequados devem perdurar pelos sete dias da semana.

 

Hábitos alimentares para perder peso rapidamente

 

Se você quer perder peso rapidamente, o primeiro passo é mudar sua alimentação. Para ajudar você nesta tarefa separamos quatro dicas:

1. Não faça cortes drásticos

Parar de comer tudo que é gostoso e péssimo para sua dieta de uma vez só não é o melhor caminho. Corte o açúcar, a fritura e a gordura aos poucos de seu cardápio. Assim o seu organismo irá se acostumando com a falta deles.

2. Substitua!

A melhor alternativa é substituir alimentos calóricos por outros mais saudáveis e semelhantes. “Troque, por exemplo, a fritura por um assado e a maionese por queijo cremoso com baixo teor de gordura”, orienta a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira.

Nas bebidas, você pode trocar os refrigerantes e sucos industrializados por água mineral, chás e sucos naturais sem a adição de açúcar ou adoçantes.

3. Prepare as suas refeições

Esta é outra dica para perder peso rapidamente da nutricionista Renata, que salienta: “Ao preparar a própria comida, você pode variar os ingredientes e receitas, tornando o cardápio mais saudável”.

4. Não faça dietas restritivas

Evite fazer dietas loucas, ou seja, aquelas que proíbem você de comer muitas coisas. Opte por uma que mantenha seu cardápio variado, com a presença de produtos de todos os grupos alimentares e de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

 

Alimentos que ajudam a perder peso rapidamente

 

Para quem quer perder peso rapidamente, alguns alimentos são essenciais no cardápio. Entre eles o chá verde e o de gengibre que aceleram o metabolismo e, por consequência, o processo de absorção de gordura no organismo, além de diminuírem a retenção de líquidos e o inchaço do corpo.

O iogurte com frutas vermelhas ajuda a diminuir a vontade de comer doces, e o salmão assado eleva os níveis de ômega 3 no corpo. Enquanto isso, a omelete com brócolis e pimentão é uma ótima fonte proteica.

Frutas com casca, pão de cereais, legumes crus e sementes como a linhaça são ricos em fibras e também precisam fazer parte de uma dieta saudável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!