Clínica Geral

Farmácia em casa: o que você pode e deve ter

Por Redação Doutíssima 31/01/2015

Ter uma mini farmácia em casa é sempre importante. Afinal, nunca se sabe quando uma dor de cabeça vai atacar, ou, ainda, quem tem criança pequena, precisar de mercúrio e curativo. Mas, apesar de recomendado, a farmácia caseira exige alguns cuidados, com o armazenamento. Também não deve ter remédios que facilitem a automedicação.

farmácia

Com os medicamentos corretos é possível montar uma prática farmácia caseira. Foto: iStock, Getty Images

Como montar uma farmácia em casa

 

Para montar uma lugarzinho para remédios em casa você precisará de uma caixinha específica para guardar os medicamentos e os acessórios. Essa deve estar devidamente identificada e longe do alcance das crianças. Como os pequenos são curiosos, o risco de automedicação acidental, e uma consequente intoxicação, são grandes.

Uma sugestão é comprar uma caixinha feita por artesãos. Eles oferecem várias opções de caixas com símbolos e detalhes bem bonitinhos. Depois que você já tiver um local dedicado a guardar os medicamentos, preste atenção ao prazo de validade deles.

Geralmente, ele é extenso, mas como nem sempre nos damos conta do tempo que compramos os remédios, é importante checar. Medicamentos vencidos podem provocar desde nenhum efeito até efeitos colaterais.

Itens permitidos para uma farmácia em casa

 

Alguns materiais são essenciais para que se tenha sempre por perto, medicamentos que possam lhe ajudar a tratar a saúde, principalmente, em casos de emergência.

– Antitérmico

– Remédio para dor de cabeça

– Antiácidos estomacais, como sal de frutas

– Curativo

– Termômetro

– Tesourinha

– Algodão

– Cotonetes

– Álcool a 70º

– Gaze e esparadrapo

– Água oxigenada

– Própolis

– Pomada para picada de insetos

– Bolsa de água quente

– Mercúrio

– Pastilhas para garganta

– Vitamina C

– Soro fisiológico.

Saiba quais são os riscos da automedicação

 

Ter uma farmácia em casa ajuda nos casos em que sabemos que os sintomas são pontuais e que não envolvem doença, apenas um mal-estar momentâneo.

Isso quer dizer que podemos usar um paracetamol quando temos uma dor de cabeça ou tomar um antiácido num dia de azia. Mas, usar medicamentos para tratar sintomas que podem indicar algo mais grave, pode só piorar o problema e potencializar os sintomas.

O Brasil é o país campeão em automedicação. Mesmo sendo uma tentação para muita gente, usar medicamento sem indicação médica ou orientação de um farmacêutico, não é indicado.

 

Entre os problemas que essa atitude pode provocar está a intoxicação. Só em 2014, 70 mil pessoas foram internadas devido à automedicação. Por isso, pense duas vezes antes de comprar medicamentos sem indicação para colocar na sua farmácia pessoal.

 

O farmacêutico é o profissional adequado para você pedir ajuda na hora de comprar um medicamento que não exige receita. Ele poderá sanar todas as suas dúvidas e ainda indicar o que você pode e não pode ter em sua farmácia em casa.

Ele também poderá te ajudar quanto à indicação e posologia dos remédios. Nunca use qualquer medicamento sem antes, pelo menos, conversar com esse profissional. Caso os sintomas não passarem com o remédio indicado, procure um médico clínico geral.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!