Estética

O preço da vaidade: entenda quando a saúde está em risco

Por Redação Doutíssima 31/01/2015

Ter cabelos perfeitos, corpo definido e pele lisa são os objetivos da maior parte das mulheres, não é mesmo? O problema é que muitas delas se expõem a procedimentos cirúrgicos e estéticos e, assim, colocam a vaidade na frente da saúde.

vaidade

A busca pela beleza faz muitas mulheres se exporem às intervenções cirúrgicas. Foto: iStock, Getty Images

Quando a busca pela beleza se torna obsessão, é a hora de tomar cuidado. Muitas destas cirurgias plásticas podem causar grandes danos ao corpo da mulher, ainda mais se feitos de maneira inadequada.

Clínicas que cobram um preço baixo podem não ter os instrumentos e profissionais adequados para realizar o procedimento. Além disso, a paciente pode ser alérgica a algum produto utilizado no tratamento estético e isso exige extrema cautela.

 

Famosos também pagaram pela vaidade

 

Recentemente, o Brasil acompanhou o caso da modelo Andressa Urach, que ficou hospitalizada por um mês na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, após retirar 400 ml de hidrogel das coxas.

A modelo sempre foi conhecida pelas intervenções cirúrgicas que realizava por conta da vaidade excessiva. Com apenas 27 anos, ela já fez pelo menos dez procedimentos estéticos, entre eles lipoaspiração, cirurgia íntima e maquiagem definitiva.

Há cerca de cinco anos, Andressa injetou hidrogel e polimetilmetacrilato em grande quantidade nas pernas para deixá-las mais lisas e firmes. A partir do segundo semestre de 2014, Andressa começou a apresentar sintomas de infecção na região das coxas, o que acarretou na internação hospitalar.

O quadro clínico da modelo ficou tão grave por conta da infecção que ela chegou a precisar da ajuda de aparelhos para respirar, cirurgias e transfusões de sangue, além de quase ir a óbito. Em entrevistas, ela revelou ainda que sentia fortes dores na região.

Se aplicado inadequadamente, o hidrogel pode causar infecções, reações alérgicas, embolia pulmonar e necrose. Além de Andressa Urach, outras famosas que também utilizaram o produto em nome da vaidade apresentaram problemas, entre elas Lorena Bueri, Graciella Carvalho e Dayane Cristina, a Mulher Jaca.

 

Saúde acima da vaidade

 

A vaidade é sempre boa em níveis controlados. Às vezes, alguma parte do corpo pode deixar a pessoa com vergonha e causar a perda da autoestima. Assim, a maneira encontrada para solucionar isto é o procedimento cirúrgico.

Entretanto, é preciso sempre prezar pela saúde primeiro e colocar a vaidade em segundo plano. Antes de realizar qualquer tratamento estético cirúrgico, fique atenta a detalhes importantes, veja alguns deles:

1. Profissional

 

Verifique se o médico que irá lhe operar é um profissional capacitado. Isso pode ser feito no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), lá constam os nomes dos médicos certificados pelo órgão.

 

2. Procedimento

 

Pesquise sobre o procedimento que você irá fazer. Faça buscas na internet e tire todas as dúvidas com o seu médico.

 

3. Exames

 

Exija fazer exames pré-operatórios. Peça que verifiquem sua pressão arterial, diabetes e colesterol, bem como se você é alérgica aos produtos utilizados na cirurgia. Esses fatores são essenciais para sua saúde;

 

4. Local

 

Escolha o local adequado. Faça a cirurgia apenas com uma equipe completa e capacitada e em um hospital ou clínica com os recursos necessários e adequados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!