Planos de Saúde > Saúde

Quais os benefícios de plano de saúde para aposentados

Por Redação Doutíssima 31/01/2015

Ao pensar em aposentadoria, inclua em seus projetos o plano de saúde para aposentados. É algo que será fundamental e o ideal é que comece a pesquisa o quanto antes.

 

plano de saúde para aposentados

É direito do aposentado permanecer no plano de saúde depois de sair da empresa. Foto: iStock, Getty Images

 

Mas esta busca nem sempre é necessária, e isso por que, na maioria dos casos, o aposentado pode manter o mesmo plano de saúde da empresa em que trabalhava, desde que se responsabilize pelo pagamento integral da mensalidade.

Plano de saúde para aposentados previsto em lei

 

Esta é uma das regras definidas pela Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98), que ainda é desconhecida da maioria das pessoas que se aposentam e pensam que precisam ir em busca de um novo plano de saúde.

O plano de saúde para aposentados, desde que se mantenha a mesma operadora da empresa, pode ser uma forma de evitar o transtorno da pesquisa e comparações. Sem falar que contratar um novo plano pode implicar em preços maiores.Veja porque a manutenção do plano empresarial pode ser mais interessante e quais os benefícios:

Plano de saúde e aposentadoria

 

Depois de anos dentro de uma mesma empresa, chegou a hora do descanso. Mas também é hora de se desligar de todos os benefícios que a empresa oferecia, menos o plano de saúde.

Segundo os artigos 30 e 31 da Lei que trata dos planos de saúde, é direito de trabalhados demitidos sem justa causa e aposentados, de manterem o plano de saúde coletivo, desde que passem a custear integralmente a mensalidade.

O benefício também se estende aos dependentes, como os filhos, o cônjuge etc. No plano de saúde para aposentados, se estes contribuíram para o plano 10 anos ou mais, esse direito se torna vitalício. Mas se a contribuição for menor que este tempo, o plano será mantido pelo prazo de um ano por cada ano de contribuição.

Por exemplo, se o aposentado trabalhou cinco anos na empresa e em todo este tempo contribuiu para o plano de saúde, ele possui mais cinco anos para usufruir do plano de saúde para aposentados, desde que pague a mensalidade corretamente.

Por que o plano de saúde para aposentados é benéfico

 

Este é um direito dos aposentados, que pode ajudar e muito pessoas que estão passando por esta transição. Isso porque se o benefício de manutenção do plano de saúde não fosse possível, um trabalhador aposentado, com mais de 60 anos, teria que pagar um preço elevado para entrar em um plano de saúde em uma categoria individual ou familiar.

Além disso, ele teria que passar por um período de carência, o que impossibilitaria a continuidade de um tratamento, por exemplo. Se o aposentado tivesse alguma lesão ou doença o valor e a carência do plano poderia ser ainda maiores. Por isso, manter o plano de saúde para aposentados é um benefício que deve sim ser utilizado por todos.

Se você está se aposentando, e a sua operadora não está aceitando a sua permanência no plano de saúde empresarial, faça uma denúncia para a ANS ou procure apoio jurídico para ir atrás dos seus direitos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!