Planos de Saúde

Saiba como funciona o seguro saúde

Por Redação Doutíssima 31/01/2015

Diante das dúvidas que podem surgir diante da necessidade da contratação de um convênio médico, o seguro saúde surge como uma ótima opção. Muitas vezes, apesar de serem os mais procurados, os  planos de saúde acabam por não atender a todas as demandas ou necessidades do usuário. Assim, a alternativa é mesmo o seguro saúde.

 

seguro saude

Há diferenças em relação ao plano tradicional que devem ser analisadas. Foto: iStock, Getty Images

 

Seguro saúde não é igual a plano de saúde

 

Na hora de escolher um plano ou seguro saúde, é necessário conhecer o que cada um destes planos de serviços tem a oferecer, já que muitas vezes eles são vistos como se fossem iguais, o que não é o caso.

O seguro saúde, por exemplo, é contratado com uma mensalidade de acordo com a cobertura contratada e permite a livre escolha do prestador de serviço, e as condições podem variar de acordo com o contrato, como condições especiais em rede credenciada, por exemplo.

Já nos planos de saúde, é possível obter o atendimento somente em locais da própria rede ou profissionais credenciados. Se você está querendo contratar um serviço privado de saúde, veja como funciona o seguro saúde.

O que é o seguro saúde

 

Trata-se de um tipo de serviço que pode ser contratado e que oferece, além de uma rede credenciada de hospitais, laboratórios e médicos credenciados, a opção ao contratante da escolha de um profissional ou local de atendimento da sua escolha, recebendo o reembolso por isso.

O valor deste reembolso vai depender do plano contratado, e pode variar muito de acordo com a seguradora. No caso de utilizar um serviço credenciado, o reembolso pode chagar a 100%, por isso, é importante conhecer esta rede antes de contratar o serviço.

Você pode escolher quais os tipos de cobertura que quer, desde consultas até atendimento em casos de doenças graves e acidentes, tornando o seu seguro totalmente personalizado.

Assim como acontece nos planos de saúde, o seguro saúde não cobre todos os serviços. Por isso, é necessário conhecer a fundo o que é oferecido. Em alguns casos, este seguro contratado pode não cobrir exames ou até mesmo não incluir exames de rotina, ou até mesmo ter um limite anual para seu uso.

Mas para quem quer utilizar este serviço, é válido lembrar que todos os seus benefícios podem pesar mais no bolso. Como o seguro saúde pode oferecer mais flexibilidade no seu uso, também pode cobrar mais por isso.

Cuidados na escolha

 

Você pode buscar referências com outros usuários antes de contratar um seguro saúde. Além disso, é preciso conhecer bem todas as cláusulas do contrato deste serviço, principalmente quando se trata de questões como cobertura, funcionamento do reembolso e, especialmente, os casos em que ele não oferece cobertura.

Outro ponto importante, é tirar todas as dúvidas relacionadas à carência e se existe, ou não, um limite para a utilização do serviço. Por fim, também é necessário considerar sobre as condições de rescisão de contrato, quando o serviço não for o esperado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!