Planos de Saúde

Saiba como funciona um plano de saúde individual

Por Redação Doutíssima 31/01/2015

Há alguns anos, era comum que a maioria das pessoas tivesse plano de saúde individual ou familiar, mas com o passar dos anos, esta modalidade deu espaço a planos coletivos deste serviço, que são estimulados pelas operadoras. O plano de saúde individual vem a cada dia perdendo seu espaço, já que ele acaba se tornando mais caro do que outras opções.

plano de saude individual

Plano pode ser vantajoso para cliente, mas é evitado por operadoras. Foto: iStock, Getty Images

Isso porque ele trata do contrato entre uma pessoa física e a operadora de plano de saúde, com os direitos e os deveres assegurados pelas regras da ANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar). Com isso, os reajustes anuais são limitados, assim como outras regras.

Desta forma, o plano de saúde individual vem se tornando cada vez menos interessante para as operadoras. Mas pode ser muito atraente para o consumidor.

Vantagens do plano de saúde individual

 

Em um plano de saúde individual, os valores podem ser um pouco mais elevados do que em outras modalidades de planos de saúde. Porém, ao contratar esta modalidade, você pode ter a certeza de que o valor não será reajustado sem prévio aviso e que todos os seus direitos estão regulados por lei.

Quanto à cobertura, assim como nas modalidades coletivas, o plano de saúde individual pode variar em relação a ela conforme a necessidade de cada pessoa e de sua família.

Quando uma pessoa adquire um plano de saúde individual, vira o titular deste plano e, assim, pode incluir no plano pessoas de sua família. A influência do grau de parentesco poderá variar dependendo da operadora e do plano escolhido.

Quando você contratar um plano de saúde individual, tenha em mente que pode optar por diferentes formas de serviço. Uma delas é pagar uma taxa mensal e usufruir, sem co-participação, de consultas, exames e internações.

Outra modalidade, com uma taxa mais baixa que a anterior, é a que exige co-participação. Assim, se você utiliza muito os serviços de saúde, a melhor opção seria pagar uma mensalidade e não contar com mais nenhuma taxa. Mas se você ou sua família dificilmente tem problemas de saúde, um plano com cobertura parcial pode ser uma boa opção.

Além disso, outros pontos a se levar em conta ao contratar um plano de saúde individual é que você pode personalizar ainda mais a sua cobertura. Por exemplo, se você é uma mulher, e pretende ter filhos, pode optar por uma modalidade que inclua obstetrícia.

Se compartilhar um quarto hospitalar é um problema para você, isso também pode ser previamente acertado no seu plano de saúde. Mas, é claro, que todos estes benefícios podem tornar a sua contribuição mensal um pouco mais cara.

Por que é difícil fazer plano de saúde individual?

 

Muitas operadoras estão deixando de oferecer  esta modalidade porque este plano sofre uma grande regulação da ANS, que anualmente autoriza seus reajustes. Por isso, diferente dos casos de planos coletivos, no plano de saúde individual a variação na mensalidade pode não sofrer alterações muito grandes no decorrer do tempo de contrato deste serviço.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!