Dieta

Veja o que fazer para controlar a compulsão por doces

Por Redação Doutíssima 31/01/2015

Você é daquelas pessoas que não passam um dia sem comer pelo menos um pedaço de chocolate, de bolo ou de outra guloseima? Cuidado, você pode estar sofrendo de compulsão por doces!

 

compulsao por doces

Consumir doces em excesso é prejudicial ao organismo e pode virar um vício. Foto: iStock, Getty Images

 

A vontade de comer doces é, na maior parte das vezes, ligada aos sintomas de ansiedade e de nervosismo, principalmente nas mulheres. Porém, é preciso ter atenção ao hábito diário de consumir este tipo de alimento.

Embora pareça brincadeira, a compulsão por doces pode virar um vício e, além de acabar com a sua dieta, poderá lhe causar doenças como a diabete. Isso vai ocorrer porque todo o doce que você consome vira uma espécie de açúcar no organismo e prejudica a saúde.

Quanto mais doces você ingerir, mais insulina seu corpo irá produzir. Assim, toda vez que seu organismo começar a digerir os açúcares, ele vai gastar mais energia e, por consequência, vai pedir mais mais açúcar e carboidrato.

Geralmente, é aí que surge aquela vontade louca e insaciável de comer um docinho. A sorte é que existem alguns alimentos que ajudam a controlar o desejo e ainda por cima são muito saudáveis.

 

Alimentos que controlam a compulsão por doces

 

A melhor forma de controlar a compulsão por doces é mudar seus hábitos alimentares. Verduras, legumes, frutas e até alguns doces são ótimos para saciar o desejo de açúcar do organismo. Confira seis hábitos que vão lhe ajudar:

 

1. Não passe fome

 

Procure fazer as refeições com intervalos de, no mínimo, três horas e, no máximo, seis. Isso vai ajudar a manter os níveis de insulina do corpo.

 

2. Consuma proteínas

 

Essa substância fornece a sensação de saciedade ao corpo. Opte sempre por carnes magras, queijos brancos, derivados da soja e iogurte light.

 

3. Coma nozes e castanhas

 

Esses alimentos são doces e possuem gorduras boas para o organismo.

4. Ingira doces na hora certa

 

Comer doces na hora da sobremesa ou uma hora antes da prática de exercícios físicos elimina os açúcares ruins e evita a vontade de comer mais.

 

5. Opte pelo meio amargo

 

O chocolate meio amargo possui propriedades antioxidantes, além de possuir um sabor mais forte. Ambos os fatores proporcionam a sensação rápida de saciedade.

 

6. Faça as sobremesas em casa

 

Substitua o açúcar por produtos de baixas calorias. A gelatina light é uma ótima opção.

 

Outras maneiras de evitar a compulsão por doces

 

Além de mudar seus hábitos alimentares, há outras maneiras de evitar a compulsão por doces. Entre elas está a prática de exercícios físicos. Quando o corpo está em movimento, ele libera substâncias semelhantes às produzidas quando ingerimos doces.

Não ter guloseimas em casa também é uma alternativa, pois você vai pensar duas vezes antes de comprar algo que não deve comer. Quando bater aquela compulsão por doces procure mascar um chiclete (sem açúcar) com um sabor mais forte, isso vai saciá-la.

Cheirar o chocolate também funciona, já que o olfato é o responsável por enviar as mensagens para o cérebro. Dividir a sobremesa com alguém é outra sugestão, assim você vai comer menos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!