Exercícios

Você sabe o que é sedentarismo? Descubra como combatê-lo

Por Redação Doutíssima 31/01/2015

O que é sedentarismo para a sua vida? A resposta é simples: um problema. Levar uma vida sedentária significa não praticar atividade física no cotidiano, o que leva também ao acúmulo de gordura no corpo.

Esse comportamento pode contribuir para o surgimento de doenças, como obesidade, hipertensão arterial, câncer, diabetes, infarto e perda da flexibilidade articular. O sedentarismo também faz mal para a mente.

Por isso, reavalie seus hábitos diários e reserve ao menos 30 minutos diários para um exercício. Você verá que em poucas semanas sua vida mudará para melhor.

o que e sedentarismo

Ficar parado no sofá, assistindo televisão, não é uma atitude saudável. Foto: iStock, Getty Images

O que é sedentarismo para a ciência

 

Ao estudar o que é sedentarismo, a ciência conclui que pode ser um pouco mais complicado de entender do que se limitar a referir à ausência de exercício físico.

A quantidade recomendada de ingestão de calorias diárias, para uma pessoa que não está em dieta restritiva, é de no máximo 2.200 calorias. Para que um indivíduo não seja considerado sedentário, ele precisa perder em uma semana aquilo que ele consumiu em um dia.

Pode parecer fácil, mas não é. Ocorre que o nosso organismo faz de tudo para não eliminar calorias, pois ele sempre entende que precisaremos de mais delas no futuro.

É por isso que precisamos compreender o que é sedentarismo e apostar nos exercícios físicos, pois eles servem para que nosso organismo compreenda que não pode acumular tudo que comemos.

O que é sedentarismo: como combater

 

Combater o sedentarismo é fácil, mas precisa de motivação diária e de certo planejamento. Afinal, você terá que destinar um tempo para praticar uma atividade física de forma regular.

O ideal é escolher um exercício que deixe você à vontade e satisfeito em fazê-lo. E também não adianta querer tirar o atraso de uma única vez. Esse tipo de atitude mostra que você ainda não entendeu o que é sedentarismo nem o que representa fazer exercício de maneira intensa e inesperada.

O risco de lesão é maior quando o início da atividade não é gradual. O recomendado é sempre ter o auxílio de um profissional. Mas se isso não for possível, tenha cautela e vá até onde seu corpo permitir.

Como escolher o exercício ideal

 

Ao compreender o que é sedentarismo, chega a hora de escolher o exercício físico ideal para mudar seu estilo de vida. É natural que haja indecisão nesse momento, pois são muitas opções disponíveis.

Comece o seu planejamento físico com uma informação: para não ser considerado uma pessoa sedentária, o recomendado é dar 10 mil passos por dia. Há vários aplicativos gratuitos que ajudam a contar os seus passos. Será que a caminhada não é uma boa opção para começar?

Veja quanto tempo você terá diariamente para fazer um exercício. Dinheiro só será fator a ser considerado se você for praticar musculação, natação ou alguma luta, que por sinal são ótimas para queimar calorias. Caso você opte por corrida, caminhada ou bicicleta, você só precisa de ânimo para ir para a rua.

Mude de hábitos diariamente

 

Quando se fala sedentarismo não pense apenas em exercícios físicos. Na verdade, você pode deixar de ser sedentário só mudando pequenas atividades. Veja algumas dicas:

1. Prefira escadas ao elevador

2. Ande um ou das quadras a mais para pegar o ônibus, faça o mesmo na volta do trabalho

3. Para ir à padaria, por exemplo, vá a pé e não de carro

4. Fazer faxina é uma atividade física ótima para perder calorias

5. Saia da frente do computador e da televisão e mexa-se o quanto possível

6. Faça mais programas ao ar livre.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!