Dieta

Conheça as melhores dietas para perder peso sem sacrifícios

Por Redação Doutíssima 01/02/2015

A principal dúvida na hora de começar uma dieta é qual delas seguir. Atualmente, existem tantos métodos para perder peso que fica difícil escolher quais são as melhores dietas para seu corpo e saúde.

 

melhores dietas

A escolha da dieta deve ser feita com a ajuda de um profissional de nutrição. Foto: iStock, Getty Images

 

Antes de começar qualquer uma delas, procure um nutricionista que indique o melhor tratamento para você. Para escolher os alimentos que entram e saem de seu cardápio, bem como as quantidades, é preciso levar em consideração sua idade, peso e altura.

 

Confira as 5 melhores dietas

 

1. Vigilantes do peso

É uma dieta calculada por pontos, que considera o valor calórico de cada alimento, a dificuldade e o tempo que o organismo leva para digeri-lo. Prioriza as fibras e proteínas e exclui carboidratos e gorduras, sendo um ótimo método de emagrecimento rápido.

2. Dieta Dukan

Esta é considerada uma das melhores dietas, pois tem como objetivo eliminar as gorduras de forma definitiva e evitar o efeito sanfona. Ela tem como base os alimentos ricos em proteínas e traz resultados a curto prazo.

3. Dieta Mediterrânea

 

Além de eliminar os quilos a mais, auxilia no combate ao câncer e problemas cardiovasculares e cerebrais. Os principais alimentos que compõem o cardápio são os peixes, verduras, e outros ricos em fibras.

4. The Biggest Loser

Foi citada pelo site americano U.S.News como a segunda colocada entre as melhores dietas para perder peso rápido em 2014. Ela tem atenção especial ao consumo de líquidos, além de propor cinco refeições diárias (3 principais e 2 lanches) e exercícios físicos 3 a 4 vezes por semana.

5. Dieta ortomolecular

Popular entre as celebridades, ela visa restaurar o equilíbrio do organismo através da ingestão de alimentos. Para isso, propõe a substituição de carboidratos por cereais, leites e derivados integrais por desnatados, além de proibir o consumo de carnes vermelhas e gema de ovo.

 

A tecnologia pode ajudar nas melhores dietas

 

Esta dica é para quem quer perder peso, mas acha dietas e academias muito monótonas. Já estão disponíveis aplicativos grátis para celular que vão estimular você nas atividades físicas e também lhe indicar as melhores dietas e seus resultados.

Um deles é o Medida Certa, inspirado no quadro do programa Fantástico, que irá lhe ajudar a perder peso em 90 dias. A partir de seus dados e objetivos, o aplicativo vai indicar um treino especifico totalmente preparado pelo professor de educação física Márcio Atalla.

Além de poder compartilhar os resultados de seu treino nas redes sociais, ele emite alertas para você se alimentar na hora certa e disponibiliza vídeos explicativos de como realizar cada exercício. O aplicativo Medida Certa está disponível gratuitamente para iOS e Android.

O aplicativo Dieta e Saúde é ótimo para fazer a dieta dos pontos. Depois de se cadastrar, informando sua altura e objetivo de peso, ele recomenda o número de pontos ideais por dia. Assim, diariamente você marca o que comeu e quais os exercícios fez e ele te ajuda a controlar a pontuação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!