Dieta

Conheça as vantagens e desvantagens da dieta sem lactose

Por Redação Doutíssima 01/02/2015

A dieta sem lactose, ou “lac free”, consiste na exclusão, por completo, do leite e todos os seus derivados do cardápio, ou seja, a pessoa que aderir à dieta não poderá comer leite, manteiga, molho branco, biscoitos doces, iogurtes e muitos outros produtos.

dieta sem lactose

Pessoas com intolerância ou alergia não devem consumir produtos com lactose. Foto: iStock, Getty Images

No Brasil, o leite de vaca é o mais usado em receitas e, por isso, a dieta sem lactose se torna mais difícil de ser seguida à risca por um longo tempo. Parar de comer produtos básicos, como pão, queijos e iogurtes, não é tarefa fácil. Várias pessoas acabam desistindo do processo no meio do caminho.

 

As vantagens da dieta sem lactose

 

O leite e seus derivados podem causar desconfortos gástricos e excesso de gases em algumas pessoas, já outras sofrem de intolerância à lactose e jamais poderão comer produtos à base de leite de origem animal. Para estes grupos de pessoas, a dieta sem lactose é fundamental e traz vários benefícios.

Para quem é alérgico ao leite de vaca ou é intolerante a qualquer tipo de lactose, a ingestão da substância causa infecções, diarreias e até problemas mais sérios. Isso acontece por uma deficiência ou ausência da lactase, a enzima responsável pela digestão da proteína do leite no organismo.

A dieta “lac free” é importante na perda de peso porque a lactose contribui para o acúmulo de gordura no corpo, além de provocar eventuais inchaços na região abdominal.

Alimentos com leite na composição, como os biscoitos doces ou o molho branco, também são altamente calóricos e é bom parar de consumi-los.

 

As desvantagens da dieta sem lactose

 

Assim como todos os outros procedimentos para emagrecimento, a dieta sem lactose também tem suas desvantagens. A primeira e principal delas é o fato de o leite ser a melhor fonte de cálcio que existe, um nutriente essencial para a manutenção de ossos, dentes e unhas do ser humano.

Por conta disso, não é recomendável seguir a dieta por um longo período de tempo, a não ser que você tenha alergia ou intolerância às substâncias do leite. Nestes casos, é fundamental consumir alimentos, ou até mesmo suplementos alimentares, que possuam cálcio em sua composição.

Vitaminas A e D também precisam ser repostas, visto que estão muito presentes no leite. Parar de consumir lactose por um pequeno espaço de tempo pode ajudar você a perder peso, porém se feita por um longo período e sem a reposição de nutrientes, poderá acarretar em problemas de saúde.

 

Maneiras de repor os nutrientes no organismo

 

Toda dieta restritiva se torna mais difícil de ser realizada, já que impede que a pessoa coma de tudo um pouco. Para quem tem problemas gástricos, a dieta sem lactose acaba se tornando uma obrigação, e não uma opção. Por isso, o paciente precisa adotar hábitos alimentares diferentes.

O leite de vaca, ou de outros animais, é substituído pelo leite de soja. Produtos como as amêndoas ou o arroz são fundamentais para repor nutrientes no corpo, bem como verduras de folhas verde-escuro são essenciais para o fornecimento de cálcio.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!