Planos de Saúde

Lista de plano de saúde: consulte antes de contratar

Por Redação Doutíssima 01/02/2015

Contratar um convênio médico particular de saúde é uma preocupação que, a cada dia, atinge mais pessoas e, para facilitar essa tarefa, os planos oferecidos atualmente, estão disponíveis, de forma confiável, em uma lista de planos de saúde que contém as mais importantes informações para o usuário.

Esse trabalho todo é disponibilizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade governamental responsável pela regulação do setor de planos de saúde privados no Brasil.

lista de planos de saude

A ANS é o órgão que regulariza o setor e que mantém canal com o usuário. Foto: iStock, Getty Images

Lista de plano de saúde disponíveis em site

 

É possível que você veja a lista de planos de saúde em sites de notícias ou em blogs que tratam do tema, mas se você quer verificar se ela corresponde efetivamente à realidade, é interessante dar uma conferida no site da ANS, cujo endereço é www.ans.gov.br, para tirar as suas conclusões.

Qual o papel da ANS?

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar é uma agência reguladora que, a grosso modo, é a entidade do governo vinculada ao Ministério da Saúde responsável por regular, fiscalizar e controlar o mercado dos planos de saúde em nosso país.

Aliás, esse é um mercado sobre o qual existe regulamentação rigorosa, já que a saúde é um direito constitucional garantido a todos, e por isso não pode ficar sujeito apenas aos interesses econômicos das operadoras.

A ANS possui competência e poder para, por exemplo, suspender a comercialização de um determinado plano de saúde caso a operadora não esteja cumprindo as diretrizes legais e regulamentares do setor. E, para facilitar a tarefa do consumidor, a ANS disponibiliza em seu site lista de planos de saúde com os mais variados enfoques.

Que lista de planos de saúde está no site da ANS?

 

É preciso ter um pouco de paciência para pesquisar lista de planos de saúde no site da ANS, já que muitas vezes encontramos muitos termos técnicos que são de difícil compreensão.

Porém, várias dessas listas podem facilitar bastante a vida daqueles que estão buscando uma boa operadora de saúde para contratar. Quer saber algumas possibilidades que você pode encontrar para consulta? Confira abaixo.

 

1. Planos com comercialização suspensa

Como já dissemos acima, a ANS tem a incumbência de fiscalizar o cumprimento das diretrizes legais por parte das operadoras de planos de saúde e, quando elas não cumprem as obrigações adequadamente, pode inclusive determinar a suspensão de comercialização de alguns planos.

E a lista de planos de saúde com comercialização suspensa está disponível para consulta pública, sendo um excelente indicativo da qualidade dos serviços prestados.

 

2. Coberturas

Existem planos mais completos e planos mais básicos, mas a ANS define certos procedimentos que devem ser cobertos por todos os planos de saúde. Por isso, consultar a lista de procedimentos obrigatórios é uma boa forma de se resguardar e ter a certeza do mínimo que a operadora que você está contratando deverá oferecer.

3. Reclamações


A ANS disponibiliza uma lista de planos de saúde que possuem as maiores reclamações registradas no órgão. Vale dizer que o simples fato de as pessoas registrarem uma grande quantidade de reclamações não significa que elas estejam descumprindo as disposições legais, mas serve como um ótimo indicativo para saber da qualidade do serviço que ela presta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!