Cabelos

Realinhamento capilar pode dar nova cara aos seus fios

Por Redação Doutíssima 01/02/2015

O realinhamento capilar é uma alternativa às escovas progressivas, que mesmo com a proibição da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda usam formol em suas fórmulas, mesmo que em menor concentração.

realinhamento capilar

Usando uma fórmula sem formol, a técnica ganhou a preferência dos cabeleireiros. Foto: iStock, Getty Images

O realinhamento capilar também promove o alisamento dos fios, mas não mexe na estrutura do cabelo e, por isso, não causa danos. Também chamada de botox capilar, a técnica é indicada para quem quer fios saudáveis e sem aspecto de escorrido.

Como é feito o realinhamento capilar

 

A técnica é bem menos agressiva do que uma escova progressiva. Sem formol, os produtos usados são capazes de repor a massa capilar e os nutrientes que mantém a vitalidade dos fios. O procedimento de aplicação dos produtos deve ser feito por um profissional capacitado e em local adequado.

Para fazer o realinhamento capilar o profissional, inicialmente, lavará seus cabelos com xampu removedor de resíduos, passará o produto e deixará agir pelo tempo necessário. Depois, será feito a remoção do produto, secagem com secador e, para finalizar, uma chapinha.

O tempo de duração de todo o processo é semelhante ao de uma escova progressiva, e vai depender do comprimento do cabelo. Para prolongar o efeito liso, você pode usar xampu e condicionador indicado para cabelos com química.

Benefícios do realinhamento capilar

 

O alisamento promovido pelo método, assim como o da escova progressiva, também é temporário, durando de três a seis meses. Isso vai depender da química do produto e da quantidade de lavagem. O certo é que, a técnica elimina o volume e o frizz dos fios, além de hidratar, da mais luminosidade ao cabelo. Também elimina a porosidade dos fios.

Por se tratar de um alisamento temporário, o realinhamento capilar deve ser mais barato que os demais procedimentos. No entanto, muitos salões não oferecem a técnica a um custo mais acessível, equivalente a uma escova progressiva, por exemplo. Sabendo disso, você pode tentar negociar com seu cabeleireiro um desconto na próxima sessão.

Entenda os riscos do formol

 

O formol é um composto orgânico altamente tóxico e com uma gama de aplicações. Na indústria de cosmético é usado em vários produtos, mas foi nas escovas progressivas e definitivas que acabou caindo no gosto popular. Isso porque, promove o perfeito alisamento dos fios.

Mas, por ter sido usado de forma inadequada pelos fabricantes e pelos profissionais , o formol virou o grande vilão dos processos estéticos. Para se ter uma ideia, a concentração do produto em algumas escovas progressivas chegava a ser de 37%. Atualmente, a Anvisa permite, no máximo, 0,2%.

O formol provoca irritação na pele e até queimaduras no couro cabeludo. Durante a aplicação do produto, principalmente no momento da secagem com secador, pode alterar a visão da pessoa e provocar lacrimação.

Se inalado, o formol pode causar tosse, irritação nos pulmões e pneumonia química. Quando inalado em altas concentrações pode provocar a morte da pessoa. Por isso, fique longe de escovas que tenham o produto na fórmula. Na dúvida, opte por um realinhamento capilar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!