Planos de Saúde

Vale a pena fazer convênio médico barato? Descubra!

Por Redação Doutíssima 01/02/2015

O dinheiro é levado em conta em muitas das decisões que se toma durante a vida e na hora de contratar um plano de saúde não poderia ser diferente. E o primeiro pensamento pode ser o de contratar um convênio médico barato.

convênio médico barato

Mais importante é avaliar necessidades e buscar equilíbrio entre o bolso e o convênio. Foto: iStock, Getty Images

Em meio a tantas opções disponíveis no mercado, como plano individual, familiar, coletivo, completo e coparticipativo, o valor cobrado pelas operadoras possui uma grande fatia na decisão, e economizar é sempre o primeiro instinto de todos. Mas antes de contratar um convênio médico barato alguns fatores devem ser analisados com foco no bem-estar.

Pense sobre isso diante de convênio médico barato

1.Filhos

Seu plano de saúde precisa se encaixar ao seu perfil pessoal, portanto não deixe de pensar nos filhos. Confirme se o convênio médico barato que você está pensando em contratar possui cobertura obstetrícia, que inclui consulta emergencial, consultas pré-natal e parto. Não esqueça que a carência para esse tipo de plano é de meses.

No caso de você já ser pai, certifique-se de que o plano oferecido a você cobre os cuidados à sua criança. Desde do custo com vacinas até internações na enfermaria.

2.Histórico familiar

Analise o histórico médico de sua família quando for contratar um convênio médico barato. Se há casos de diabéticos e/ou cardíacos, por exemplo, você deve optar por um pacote que lhe dê estrutura nesse sentido, disponibilizando médicos especializados, exames de rotina e atendimento e internação emergencial, se necessário.

Pensando nisso, a Agência Nacional de Saúde (ANS) ampliou a cobertura obrigatória de exames mais complexos para rastreamento e tratamento de doenças genéticas para 29.

3.Internação

Nos pacotes de planos de saúde, as opções de medicamento, atendimento e até mesmo locação, são especificados no contrato para situações em que seja necessária a internação do paciente.

Verifique se o plano de saúde que estão lhe oferecendo abrange internação em unidades hospitalares, inclusive UTI/CTI sem limitação de prazo, exames de diagnóstico e controle de doenças, serviços de enfermagem e alimentação, etc. Não esqueça de confirmar a opção de internação domiciliar, se for de sua preferência.

4.Cobertura assistencial

Na maioria das vezes, um convênio médico barato não possui uma cobertura assistencial completa. Saiba quais são os procedimentos incluídos no seu plano (tratamentos, serviços, procedimentos médicos considerados especiais, como hemodiálise e quimioterapia, hospitalares e /ou odontológicos) e confira que tudo o que lhe foi oferecido esteja especificado no contrato.

Será necessário que você faça uma avaliação de sua situação para saber o que é essencial e superficial para você.

5.Espera

É um problema pra você esperar dias, semanas ou até meses para conseguir a consulta com um especialista ou não? A questão de tempo também precisa ser contada na sua lista de prós e contras do convênio médico barato. Gastar uma quantia menor pode significar não ser atendido imediatamente, tendo que entrar para lista de espera de determinado médico.

6.Finanças


Mesmo sabendo que ter um plano de saúde é um bom investimento, você não deve prejudicar suas economias. Quando estiver na fase de pesquisa pelo melhor plano leve em consideração sua situação financeira e veja até quanto está disposto a pagar. Afinal resolver um problema criando outro não é uma boa escolha.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!