Dieta

Você tem metabolismo lento? Saiba como os alimentos podem ajudar

Por Redação Doutíssima 01/02/2015

Quem tem metabolismo lento não consegue emagrecer, mesmo fazendo exercícios físicos regularmente e mantendo uma dieta balanceada. O resultado disso você já sabe: gordura localizada, aumento de peso, intestino preso, irritação, azia e dor de cabeça frequente e, em alguns casos, sonolência.

metabolismo lento

Os alimentos termogênicos, além de deliciosos, podem ajudar a acelerar o metabolismo. Foto: iStock, Getty Images

Fazer seu metabolismo trabalhar de maneira mais acelerada é mais fácil do que você pensa. A alimentação deve ser sua aliada neste momento.

Metabolismo lento e o desconforto abdominal

 

Ter um metabolismo lento reflete, primeiramente, no nosso processo digestivo. Isso significa que, logo ao comer, seu organismo levará mais tempo para iniciar a digestão, o que provoca uma produção excessiva de gases no intestino. Isso resulta em prisão de ventre, barriga inchada e dor abdominal.

Em alguns casos, o metabolismo lento pode até provocar ânsia de vômito e dor na boca do estômago. Essas são situações mais graves, que exigem a busca do médico para iniciar um tratamento mais agressivo.

Causas para o metabolismo lento

 

Exercícios físicos cumprem papel fundamental na nossa saúde. Fazer musculação, natação, caminhada ou qualquer outra atividade contribui para a renovação e fortalecimento no nosso tecido muscular, algo vital para manter nosso metabolismo acelerado.

Pesquisas recentes mostram que o metabolismo fica lento, principalmente, quando há perda muscular, por isso, quanto mais velhos ficamos, mais difícil é perder peso. Se você quer passar longe de um metabolismo lento, coloque na sua rotina diária uma atividade física. Trinta minutos de exercícios são o suficiente para ser corpo se manter acelerado.

Alimentos para tratar metabolismo lento

 

Os alimentos também mexem com o metabolismo lento.  Priorize ingerir alimentos termogênicos, ou seja, aqueles capazes de aumentar o gasto calórico durante o processo digestivo. Confira uma lista com cinco alimentos que estimulam a termogênese.

 

1. Água

A água tem papel fundamental na hidratação do nosso organismo, além de dar sensação de saciedade. Ela faz o intestino funcionar e favorece a perda de peso. Beba, ao menos, dois litros por dia.

 

2. Maçã

Além de ter pouca caloria, a maçã ajuda a acelerar o metabolismo. Rica em fibras e água, essa fruta faz o intestino funcionar melhor.

 

3. Pimenta

 

Muito comum na culinária nordestina e dos estados do sudeste, a pimenta não é muito utilizada no restante do país. O que é uma pena. Esse alimento, além de ter função cicatrizante, promove a aceleração do metabolismo assim que entra pela boca.

 

4. Gengibre

Essa raiz de aspecto um tanto estranho tem uma substância chamada gingerol e é ela que promove o gasto calórico, devido a sua ação termogênica. Você pode usar o gengibre como tempero ou, ainda, como chá.

 

5. Chá verde

Com ação oxidante, o chá verde é um excelente aliado para quem precisa acelerar o metabolismo. Beba de duas a três xícaras ao longo do dia, mas evite beber antes de dormir, pois ele tira o sono.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!