Clínica Geral

A artrose tem cura? Conheça os tratamentos para essa doença

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Logo que uma pessoa descobre a doença, pergunta-se artrose tem cura? Infelizmente, a resposta é não, mas há tratamentos que conseguem controlar a evolução da doença e retardar o desgaste da cartilagem que recobre os ossos das articulações.

artrose tem cura

A artrose é uma doença que atinge as articulações do corpo, causando dores. Foto: iStock, Getty Images

A doença é complicada e reduz a qualidade de vida das pessoas, que passam a conviver com dores e dificuldade de movimentos diariamente. De acordo com o Ministério da Saúde, só no Brasil, a artrose atinge mais de 15 milhões de pessoas.

 

O que é artrose

 

Artrose ou osteoartrite é uma doença osteoarticular que atinge as articulações, principalmente, das mãos, do quadril, do joelho, da coluna e, raramente, do ombro e cotovelo.

 

Nela, o desgaste da cartilagem das articulações é comprometido, fazendo o osso entrar em atrito direto com outro osso.  A doença também pode prejudicar os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.

 

Quando descoberta no início do comprometimento da cartilagem, a artrose tem cura, mesmo que seja momentânea. Porém, frequentemente, a doença é descoberta em fase avançada e as articulações já estão comprometidas.

 

Por causa disso, o paciente sente muita dor e tem dificuldade de movimentar os membros atingidos. A artrose piora progressivamente com o passar do tempo.

 

Tratamentos para artrose

Os tratamentos para artrose incluem analgésicos simples, que ajudam a aliviar a dor. Porém não reduzem a inflamação. Há também a indicação de anti-inflamatórios, que amenizam a inflamação e aliviam a dor, não de esteroides. 

 

O problema é que os eles podem causar efeitos colaterais, como dores de estômago, problemas cardiovasculares, zumbido nos ouvidos, lesões no fígado e nos rins.

 

Os narcóticos são usados em casos de artrose mais avançada e eliminam a dor do paciente. Eles podem causar dependência. Os efeitos colaterais dos narcóticos são náusea, constipação e sonolência.

 

Junto aos medicamentos, estão a terapia ocupacional e a fisioterapia. Ambas têm a função de promover a qualidade de vida e de devolver a independência do paciente.

 

Alguns médicos ainda recomendam infiltrações com alguns medicamentos. Em casos extremos, pode ser indicada uma cirurgia para realinhamento dos ossos ou substituição da articulação.

Os pacientes acham que artrose tem cura

 

Um dos problemas enfrentados no tratamento da doença é que muitos as pessoas têm certeza que artrose tem cura e não fazem o tratamento corretamente. Esse é um risco, pois a doença não tem cura. Os tratamentos são capazes de retardar a progressão da artrose, aliviar um pouco da dor e melhorar a função articular.

 

Quando um paciente com problema na coluna abandona o tratamento ou o faz de forma banal por achar que artrose tem cura, ele corre o risco de calcificar alguns pontos em volta das articulações, criando os chamados osteófitos, os bicos de papagaio. Difíceis de tratar, prejudicam a qualidade de vida do paciente.

 

Como não frustrar a ideia de que artrose tem cura

 

O paciente sempre tem a expectativa que a artrose tem cura, mas isso ainda não é possível. Por isso, os médicos precisam ter cautela e delicadeza em explicar as condições para o paciente.

 

Como a doença mexe com a qualidade de vida e limita a mobilidade, frequentemente os pacientes são acometidos por depressão. Por isso, a abordagem precisa ser feita delicadamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!