Planos de Saúde

Conheça benefícios e direitos de plano de saúde para crianças

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

A contratação de um plano de saúde para crianças é uma decisão extremamente importante, já que os pequenos são os mais propensos a sofrerem acidentes domésticos ou escolares, em brincadeiras ou outras situações em que não consigam visualizar o perigo.

Existem diversas maneiras de você dar cobertura aos seus pequenos em um plano de saúde para crianças. É possível adicioná-los como dependente do seu plano ou, então, contratar um plano específico, que atende exatamente às necessidades dessa fase da vida, que reserva sempre tantas surpresas.

plano de saude para crianca

É possível incluir a criança no plano da família ou fazer um somente para ela. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para contratar plano de saúde para crianças

 

Para você ter uma ideia do quanto é relevante a contratação de um plano de saúde para crianças, algumas pesquisas indicam que as crianças de 0 a 10 anos de idade utilizam muito mais a assistência à saúde do que pessoas em outras faixas etárias. Quer algumas dicas para contratar plano de saúde para crianças? Confira abaixo.

1. Se possível, escolha um plano que não cobre co-participação

Ao contratar um plano de saúde, normalmente a operadora lhe dá algumas opções. Dentre elas está a de escolher a modalidade de participação.

Em outras palavras, ao fazer essa opção você elegerá se prefere pagar um valor fixo mensal para a manutenção do plano, que não se alterará ao longo da vigência, ou pagar um valor fixo mensal menor, pagando também determinado valor a cada utilização – é a chamada co-participação.

No caso de plano de saúde para crianças, especialistas no setor indicam que é preferível optar por um plano que tenha um valor fixo mensal, sem cobrança de co-participação nos casos de utilização, já que as crianças tendem a usar o serviço com mais frequência e isso poderá encarecê-lo.

Portanto, se você possui certa disponibilidade financeira, talvez, para planejamento do orçamento familiar, seja mais interessante optar por um plano que não tenha a cobrança de co-participação.

2. Observe o período de carência

A carência é o tempo que o usuário não terá direito algum à cobertura depois de contratar um plano de saúde. Ela existe para evitar que as pessoas optem por contratar um convênio médico de saúde apenas quando surge algum problema que exige uma maior atenção.

Quando você contrata um plano de saúde para crianças, é importante observar esse período de carência para não ter surpresas negativas e deixar seu pequeno descoberto por certo período.

Verifique bem essas condições com a operadora e, caso esteja se transferindo de um plano para outro, também informe-se sobre a possibilidade de portabilidade entre planos de saúde – dependendo da situação, você não precisará passar pelo período de carência.

Plano de saúde para crianças recém-nascidas

 

Caso você pretenda ter filhos, é importante verificar se o plano de saúde que você possui ou está contratando possui cobertura obstétrica – nesse caso, é fundamental.

E saiba que, caso o plano possua, não é apenas um plano de saúde para crianças que você pode contratar, mas também para recém-nascidos.

Existem algumas operadoras de convênios particulares de saúde que oferecem planos de saúde para recém-nascidos – ou seja, o pequeno, antes mesmo do nascimento, já estará garantido em caso de alguma urgência imprevista. Esse é um direito garantido, inclusive, pela lei que regula os planos de saúde no Brasil.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!