Planos de Saúde

Conheça os convênios de saúde suspensos no Brasil

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Os planos, ou convênios de saúde, são um dos serviços que mais recebem reclamações por parte de seus usuários. Isso por que nem sempre o plano contratado atende às expectativas do consumidor, ou a operadora não cumpre com o combinado no momento da adesão. No Brasil, existe um órgão que regulamenta e fiscaliza o serviço no país, a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

convênios de saude

Saiba, no site da ANS, quais planos de saúde não podem ser comercializados no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Através de denúncias e reclamações, é possível encontrar alguns casos de serviços que vão contra os direitos do consumidor e, com isso, é possível revelar uma lista de convênios de saúde suspensos devido a estas irregularidades.

Antes de contratar um plano de saúde e ir em busca de um convênio que atenda às suas necessidades, é muito importante estar atento aos convênios de saúde que não devem mais estar ativos, e denunciar caso eles sejam oferecidos como uma opção.

Como é feita a fiscalização dos convênios de saúde

 

Para fiscalizar os planos de saúde e decidir quais deverão fazer parte dos convênios de saúde suspensos, a agência reguladora faz todo o acompanhamento do atendimento do consumidor junto à empresa, ou seja, se os prazos estão sendo respeitados, seja em exames, consultas ou cirurgias.

Este monitoramento é feito constantemente e seus resultados são publicados a cada três meses. Com isso, fica proibida a comercialização de algumas modalidades oferecidas por alguns convênios de saúde.

Para chegar até esta lista com os planos de saúde que devem ser suspensos, a ANS tem como base todas as reclamações recebidas pelo órgão e também se o número foi bastante elevado.

Se uma operadora tem uma das suas modalidades suspensas, não pode registrar nenhum novo produto ou plano que seja semelhante ao que foi suspenso, além de incluir novos beneficiários a este plano, salvo se forem dependentes de um titular já cadastrado antes da suspensão.

Convênios de saúde suspensos no Brasil

 

Muitas operadoras possuem várias modalidades de planos de saúde. Por isso, mesmo que algumas dessas modalidades esteja suspensas, alguns produtos da mesma operadora podem não estar.

Atualmente, estão suspensos os planos Superieur 10, 20 e 20 PME e Excellence 10 PME da Allianz Saúde. Da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas, os produtos Prime e Line estão temporariamente suspensos, assim como os planos Unisis I/F Enfermaria, Apartamento e Senior I/F Enfermaria da Biovida Saúde.

 

Também fazem parte dos planos suspensos pela ANS os planos Saúde Vital e Enfermaria da Caixa Seguradora Especializada em Saúde e os planos Capixaba Total Executivo com Obstetrícia da Casa de Saúde São Bernardo e o plano Pleno da centro Transmontano de São Paulo.

 

Outros planos com atividades suspensas incluem modalidades encontradas em operadoras como a Cooperativa de Usuários do Sistema de Saúde de Campinas, Green Line Sistema de Saúde, Minas Center Med, Plamed Plano de Assistência Médica, Santo André Planos de Assistência Médica.

Esteja atento também aos seguintes: União Hospitalar Operadora de Planos de Saúde, Unimed ABC, Unimed Itabuna Cooperativa de Trabalho Médico e Unimed Paulistama Sociedade Cooperativa de trabalho Médico que, da mesma forma, encontram-se suspensos.

Se você contratar qualquer plano em um destas operadoras, veja se o produto a ser adquirido não está suspenso pela ANS, através de uma pesquisa no site ans.gov.br.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!